Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Conheça o processo de criação da marca dos Jogos Olímpicos

Por Rio 2016

Tátil Design foi a vencedora de uma concorrência que reuniu 139 empresas brasileiras

Conheça o processo de criação da marca dos Jogos Olímpicos

Foto: Ismar Ingber/Rio2016

Vencedora de uma concorrência que reuniu 139 empresas brasileiras, a Tátil Design foi a responsável pelo desenvolvimento da logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentada no dia 31 de dezembro, no tradicional Réveillon da Praia de Copacabana. Até o grande momento chegar, entretanto, muito trabalho coletivo, inspiração e transpiração marcaram a criação do inovador símbolo 3D.

As formas e cores da natureza do Rio, o movimento, a diversidade, a harmonia, o espírito olímpico e, centralmente, os valores “paixão e transformação”, fizeram parte do detalhado e exigente briefing entregue pela área de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de questões técnicas, a dimensão emocional estava presente no documento. O espírito de coletividade, de universalidade, de inovação e de projeção do Rio de Janeiro para o futuro deveria estar presente na marca.

A partir disso, a agência, que tem 20 anos de mercado e mais de 100 prêmios nacionais e internacionais conquistados, reuniu mais de 30 designers de seu cast para uma dinâmica inicial, onde os 12 pontos expostos pelo briefing deveriam ser trabalhados.

Foram buscadas referências em artistas, música, arquitetura, conceitos dos mais diversos matizes, linguagens visuais das mais variadas origens, até que, depois de muitos modelos criados e descartados, uma idéia viesse a consolidar todos os atributos que uma logomarca de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro requer. No fim, nasce “uma marca escultura para uma cidade escultura”, como define Fred Gelli, sócio-fundador e diretor de criação da Tátil.

 

Assista ao vídeo sobre o processo de criação da marca Rio 2016:

 

http://www.youtube.com/watch?v=H0db8nHMdlM