Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Com mistura de ritmos e ícones da música, hino de Luiz Gonzaga dá o tom do revezamento da tocha Rio 2016

Por Patricia da Matta

Em versão oficial, “A Vida do Viajante” ganha releitura com vozes de Marcelo Jeneci, Luan Forró Estilizado, César Menotti e Fabiano, Roberta Sá, MC Koringa e Malta

Com mistura de ritmos e ícones da música, hino de Luiz Gonzaga dá o tom do revezamento da tocha Rio 2016

“Minha vida é andar por esse país, pra ver se um dia eu descanso feliz”. As palavras de Luiz Gonzaga (1912-1989), eternizadas na música 'A Vida do Viajante', hoje ditam o ritmo dos 12 mil brasileiros que conduzem a tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 por mais de 20 mil quilômetros nas cinco regiões do Brasil. Lançada oficialmente nesta sexta-feira (20), a trilha, que já acompanha o revezamento, sobe em um tom a brasilidade do clássico do 'Rei do Baião' e mixa seis gêneros musicais típicos do país-sede em uma única faixa.

Lançada no final de 1953, "A vida de viajante" fala sobre as emoções e lembranças vividas durante uma peregrinação pelo país. Na versão atual, os músicos e bandas Marcelo Jeneci, Luan Forró Estilizado, Cesar Menotti e Fabiano, Sorriso Maroto, Roberta Sá, Mc Koringa e Malta "revezam' os versos da canção misturando os ritmos da mpb, do forró, do sertanejo, do samba, do funk e do rock, respectivamente.

Ouça aqui a música na íntegra

Do som do acordeão, a música inicia com a voz e violão de Macelo Jeneci, que dá a vez para o tilintar do triângulo do forró estilizado de Luan. Em seguida, o grave potente de Cesar Menotti e Fabiano toma conta da canção, para ser substituído pelo batuque ritmado dos sambistas Roberta Sá e Sorriso Maroto. A música então traz o 'batidão' de Mc Koringa e fecha no grito rouco da voz e guitarra da banda Malta.

“Foi um desafio e tanto fundir todos esses gêneros musicais em uma só canção. Mas tudo fluiu naturalmente e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Quem escutar pode perceber como as vozes e ritmos vão se encaixando de forma fluida, e a música vai crescendo a cada estrofe, sobe um tom quando chega no samba e atinge seu ápice com todos juntos no final”, contou o diretor de Projetos Artísticos da Som Livre, Marcelo Frauches.

 

 

Bruno Cardoso, vocalista do grupo Sorriso Maroto, também aprovou a mistura Olímpica. “Para nós, músicos, interpretar uma música de Luiz Gonzaga é um privilégio. Gravar essa nova versão, então, foi o maior barato. Fizemos uma brincadeira com a Roberta Sá, onde misturamos duas vertentes do samba: o mais tradicional da Roberta, e a interpretação mais jovem do Sorriso. Isso deu um tempero muito interessante”, contou.

“Essa música foi escrita para a chama Olímpica. E a chama Olímpica existe para essa música”

Mario Andrada, diretor-executivo de Comunicação do Comitê

No anúncio oficial, Mario Andrada, diretor-executivo de Comunicação do Comitê, classificou o processo de escolha da música para o revezamento como “amor à primeira vista”. “Parece que o Luiz Gonzaga previu que a tocha Olímpica ia rodar o Brasil. Tivemos momentos de rápida infidelidade, quando checamos outras músicas, mas desistíamos já na segunda estrofe, porque nenhuma casava tão perfeitamente quanto ‘A Vida do Viajante’”, disse.

O revezamento da tocha Olímpica encerra nesta sexta-feira (20) seu 18º dia em solo brasileiro com uma celebração na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Outras 326 cidades fazem parte da rota da tocha no país-sede dos Jogos Olímpicos, cujo percurso culmina no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, palco da cerimônia de abertura do Rio 2016, em 5 de agosto.

Acompanhe todos os passos da tocha Olímpica Rio 2016

Confira abaixo a letra de "Vida do Viajante", de Luiz Gonzaga:

Minha vida é andar por este país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.
Chuva e sol, poeira e carvão
Longe de casa sigo o roteiro mais uma estação
E alegria no coração

Minha vida é andar por este país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.
Mar e terra, inverno e verão
Mostro o sorriso, mostro alegria mas eu mesmo não
E a saudade no coração!