Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Começou! Tocha Olímpica é acesa e traz herança milenar da Grécia ao Brasil

Por Rio 2016

Símbolo da paz segue rota que passa pela sede da ONU, na Suíça, antes de iniciar o revezamento em mais de 300 cidades brasileiras

Começou! Tocha Olímpica é acesa e traz herança milenar da Grécia ao Brasil

Dentro da tradição, um atleta grego abre o revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 (Rio 2016/André Luiz Mello)

A chama dos Jogos Rio 2016 já está ardendo na Grécia, berço do movimento Olímpico. Conforme manda a tradição, a cerimônia de acendimento da tocha aconteceu no Templo de Hera, em Olímpia, na manhã desta quinta-feira (21). Após o ritual milenar, a tocha iniciou sua jornada de anúncio de trégua. O roteiro inclui visita à sede das Nações Unidas, em Genebra, e o revezamento segue então até o acendimento da pira na abertura dos Jogos, no Maracanã, em agosto.

"A chama Olímpica representa a esperança para nós. É uma mensagem para os jovens: não desistam dos seus sonhos. Sonhos nos fazem mais felizes, nos fazem melhores", disse Carlos Nuzman. O presidente do Comitê Rio 2016 iniciou seu discurso com um beijo na bandeira do Brasil e arrematou sua participação com o convite: 

"O Brasil espera por todos vocês. Os Jogos Olímpicos vão nos levar ao futuro"

A chama foi acesa às 6h53 (no horário de Brasília) em cerimônia que remete aos Jogos da Antiguidade. Um elenco de 29 atores e 13 dançarinos viveu o ritual grego. No papel de alta sacerdotisa, a atriz Katerina Lehou acendeu a chama Olímpica com a “skaphia” - suporte de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico.

O acendimento segue o ritual que os gregos praticavam na Antiguidade (Foto: Rio 2016/André Luiz Mello)

 

Cerimônia oficial de acendimento da chama Olímpica, a solenidade de abertura foi liderada por Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e Spyros Capralos, presidente do Comitê Olímpico Helênico.

"A chama Olímpica vai espalhar valores de tolerância, solidariedade e paz. Em um mundo abalado por crises, a mensagem de que a humanidade é maior do que as forças que nos separam é mais relevante do que antes"

Thomas Bach, presidente do COI em discurso que precedeu ritual da chama

 

O momento mais esperado do ritual: a passagem da chama para a tocha Rio 2016 (Foto: Milos Bicanski/Getty Images)

 

E lá vai ela...

O ponto alto da cerimônia? Quando a sacerdotisa passou a chama para a tocha Olímpica Rio 2016. O ícone com desenho inspirado na geografia e cores do Brasil entrou em cena conduzido pelo ginasta grego Eleftherios Petrounias, que estava no Rio de Janeiro esta semana e garantiu sua vaga para os Jogos no Qualificatório Final de Ginástica, na última segunda-feira (18). Depois, ao passar pelo Monumento Pierre de Coubertin, o atleta abriu oficialmente o revezamento da tocha Rio 2016. Petrounias entregou a chama Olímpica ao brasileiro Giovane Gávio, bicampeão Olímpico de voleibol e gerente do esporte no Comitê Organizador.

"Os Jogos são do Brasil", comemora Giovane ao conduzir a tocha

Petrounias entrega a chama Olímpica ao brasileiro Giovane Gávio (Foto: Rio 2016/André Luiz Mello)

 

Da Grécia ao Rio de Janeiro

Antes de chegar ao Brasil, a tocha Rio 2016 faz uma rota pela Grécia com 450 condutores que inclui uma passagem pela icônica cidade de Maratona. Chega à capital Atenas na quarta-feira (27), dia do encerramento do tour grego, marcado por um show do pop star local Sakis Rouvas, no Estádio Panathinaiko, dos históricos Jogos Atenas 1896.

Dois dias depois, o destino é Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo (30), a tocha é levada ao Museu Olímpico, em Lausanne, onde fica a sede do COI. A tocha Rio 2016 desembarca, dia 3 de maio, em Brasília, onde inicia o revezamento no país-sede dos Jogos.

 

Um elenco de 29 atores e 13 bailarinos seguiu o ritual original praticado pelos gregos (Milos Bicanski/Getty Images)

Acendimento da #TochaOlímpica é destaque no Twitter

 

Visite a Loja Rio 2016