Começou! Chama Olímpica Rio 2016 desembarca em Brasília para início do revezamento
Operação especial tem escolta da FAB e traz chama acesa em voo da Suíça – tour da tocha pelo país envolve 12 mil condutores e mais de 300 cidades em 95 dias
Operação especial tem escolta da FAB e traz chama acesa em voo da Suíça – tour da tocha pelo país envolve 12 mil condutores e mais de 300 cidades em 95 dias
O avião com a chama Olímpica pousa às 7h26 na manhã desta terça-feira (3) em Brasília (Foto: Rio 2016/André Luiz Melo)
A chama Olímpica já está em Brasília, ponto de partida do revezamento da tocha Rio 2016 no país-sede dos Jogos Olímpicos. O símbolo dos Jogos viajou de Genebra, na Suíça, até a capital brasileira na madrugada desta terça-feira (3), em voo exclusivo operado pela LATAM que reuniu personalidades do esporte, da imprensa e convidados. Ao longo dos próximos 95 dias, a chama passa por mais de 300 cidades das cinco regiões do Brasil até chegar ao Maracanã, no Rio de Janeiro, para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 5 de agosto.
“O povo brasileiro está prestes a ver a chama Olímpica com sua mensagem de otimismo e união a todos os brasileiros – este é o primeiro passo para grandes Jogos Olímpicos”.
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional
Uma cerimônia repleta de tradição nas ruínas do templo de Hera marcou o acendimento da chama dos Jogos Rio 2016, no dia 21 de abril, em Olímpia, na Grécia. O ritual – o mesmo seguido pelos gregos na Antiguidade -, envolve a criação do fogo a partir da convergência dos raios do sol em um espelho côncavo, mantendo assim sua "pureza". Uma vez acesa, a chama então viaja por terra, água e ar sem nunca ser apagada – é apenas "passada" até chegar ao seu destino final: a pira Olímpica da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Para tornar isso possível, o Comitê Olímpico Internacional (COI) desenvolveu um protocolo especial que permite que a chama seja preservada acesa dentro de lanternas por viagens muito longas – como o trajeto Suíça–Brasil desta terça. A operação envolve quatro lanternas de segurança, que ocupam o lugar de passageiros, e profissionais que atuam como “guardiões da chama” – tudo isso para garantir o transporte com segurança e sem o risco de que o fogo se apague.
O símbolo ocupou as poltronas 14 e 15 F de uma área isolada da aeronave, personalizada para a viagem com os dizerem "Sonho Olímpico a Bordo" e poltronas com nomes das cidades que recebem a tocha nos próximos meses.
No voo, o símbolo foi tietado por passageiros e tripulação - escalada para o voo pela LATAM como forma de reconhecimento profissional -, que tiravam 'selfies' durante toda a madrugada.
Os bastidores da viagem pelas lentes de celebridades da internet
A aterrissagem em Brasília não poderia ser mais emblemática. Ao longo dos últimos minutos de voo, duas aeronaves F5 da Força Aérea Brasileira fizeram a escolta do avião que trazia a chama, cruzando o Distrito Federal pelo ar.
Escoltado por caças da FAB, avião com a chama Olímpica sobrevoa o céu de Brasília às 7h15 desta terça-feira (3) (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)
A chama chega ao Brasil após 11 dias em território europeu – desde Olímpia, já circulou por mais de 30 municípios da Grécia, além das cidades de Genebra e Lausanne, na Suíça.
O revezamento no país-sede começa já nesta terça-feira (3) e tem passagens pelo Palácio do Planalto, Estádio Mané Garrincha, Catedral de Brasília e Ponte Lúcio Costa. O dia termina em festa comandada por Daniela Mercury e Diogo Nogueira na Esplanada dos Ministérios. Esta é a primeira das mais de 300 cidades que compõem o revezamento.
Acompanhe aqui a jornada da chama Olímpica Rio 2016 em Brasília
Nesta primeira semana, além do Distrito Federal, a tocha circula pelo estado de Goiás. A partir do domingo (8), é a vez de Minas Gerais receber o fogo Olímpico Rio 2016.
Como é a sensação de conduzir a tocha? Atletas ilustres compartilham a emoção
No lugar de passageiros, lanternas com a chama Olímpica viajam escoltadas pelos "guardiões" (Foto: Rio 2016/André Luiz Melo)