Começa a seleção do elenco para cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
Voluntários poderão atuar em diferentes posições, com todos os níveis de habilidade – inscrições vão até 30 de setembro
Voluntários poderão atuar em diferentes posições, com todos os níveis de habilidade – inscrições vão até 30 de setembro
Cerimônias contam com alguns dos momentos mais emblemático dos Jogos, como a chegada da tocha, o desfile dos atletas e a passagem da bandeira (Getty Images)
Já imaginou usar o seu talento para representar a cultura brasileira para uma audiência de bilhões de pessoas? Estão abertas as inscrições para compor o elenco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Brasileiros e estrangeiros poderão participar como voluntários nos quatro espetáculos, que serão comandados por grandes nomes da cena artística brasileira, como Fernando Meirelles, Marcelo Rubens Paiva e Vik Muniz. As inscrições vão até o dia 30 de setembro de 2015, no site www.rio2016.com/elencodecerimonias
“É uma tradição do Movimento Olímpico contar com a arte do voluntariado como espinha dorsal da produção das cerimônias, que, em última instância, representam o povo e a cultura do país anfitrião”, afirma Leonardo Caetano, diretor de Cerimônias do Rio 2016.
“Os voluntários não só vão poder assistir à cerimônia, mas também fazer parte dela. Não existe lugar melhor dentro do estádio do que o centro do palco, afinal!”, completa Caetano.
Com uma audiência global de bilhões de pessoas, as cerimônias Olímpicas e Paralímpicas são alguns dos momentos mais aguardados pelo público e desempenham um papel crucial para o sucesso do evento. Além de representar a cultura nacional para o resto do mundo, as festas de abertura proporcionam alguns dos momentos mais emocionantes do evento, como a chegada da tocha e o desfile dos atletas que estarão em ação na competição. Já o show de encerramento vai marcar a passagem da bandeira para a próxima cidade-sede dos Jogos, Tóquio 2020.
Para dar conta desta missão, os voluntários serão liderados por um time de artistas de peso. Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas vão comandar as festas Olímpicas, enquanto Fred Gelli, Marcelo Rubens Paiva e Vik Muniz estarão encarregados de montar os espetáculos Paralímpicos.

As audições começam em novembro deste ano, quando candidatos terão o primeiro encontro com a equipe artística do Rio 2016. Com uma grande variedade de papéis a desempenhar – só a cerimônia de abertura Olímpica espera contar com um elenco de aproximadamente cinco mil pessoas -, não é preciso apresentar habilidade específica ou ter experiência anterior.
“Vamos recrutar pessoas de diferentes idades, formação, com ou sem experiência artística ou necessidades especiais. Dentre algumas habilidade específicas que já estamos buscando estão dança, acrobacia, skate, patinação, malabares e grafite. O mais importante é ter entusiasmo, energia e vontade de participar.”, afirma Rodrigo Raposo, coordenador de Elenco da empresa Cerimônias Cariocas 2016, contratada para conduzir as Cerimônias do Rio 2016.
Os selecionados serão convocados a comparecer aos ensaios a partir de abril de 2016. Para participar, é preciso ter 16 anos ou mais, completos em 1º de abril de 2016.
As cerimônias estão marcadas para os dias 5 e 21 de agosto (abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, respectivamente) e 07 e 18 de setembro (abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos), no Maracanã.
Que tal fazer parte desta festa? Inscreva-se aqui.