Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Com vitória no Pan, Chile e México conquistam classificação para provas de triatlo dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Barbara Riveros e Crisanto Grajales garantiram a vaga para seus países ao conquistar o ouro na competição que reúne os melhores das Américas, no Canadá

Com vitória no Pan, Chile e México conquistam classificação para provas de triatlo dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Crisanto Grajales ao cruzar a linha de chegada nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 e garantir a classificação Olímpica (Getty Images/Al Bello)

Após os Jogos Europeus confirmarem a presença da Suíça e Grã-Bretanha nas competições feminina e masculina do triatlo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, chegou a vez do México e do Chile garantirem a sua participação como representantes das Américas no maior evento esportivo do mundo. As vagas foram confirmadas pela Federação Internacional de Triatlo (ITU) após a conquista do ouro pelos triatletas Barbara Riveros e Crisanto Grajales nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 no último fim de semana (11 e 12).

Especialista na última das três etapas da competição – natação, ciclismo e corrida -, a chilena Barbara Riveros deixou as competidoras para trás ao ultrapassar a linha de chegada em 1h57min18, exatos 30 segundos à frente da segunda colocada, Paola Diaz, do México. Além do primeiro ouro pan-americano de sua carreira, a vitória de Riveros garantiu ao Chile uma vaga na prova feminina do triatlo nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

barbara riveros comemora vitoria no pan

Barbara Riveros comemora vitória nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 (Foto: Getty Images/Harry How)

 

Enquanto a diferença de 30 segundos tirou a vaga do México na prova feminina, no masculino uma disputa ainda mais apertada terminou com final feliz para os mexicanos. Cruzando a linha de chegada apenas um segundo à frente de Kevin McDowel, dos Estados Unidos, Crisanto Grajales garantiu o México nos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Em um sprint final emocionante, Grajales teve de ultrapassar nada menos que cinco competidores para conquistar o ouro pan-americano, o primeiro de sua carreira, com tempo final de 1h48min58.

As vagas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 são destinadas aos países, que decidirão posteriormente os atletas que os representarão nos Jogos. Por ser o país-sede, o Brasil garante automaticamente uma vaga no masculino e outra no feminino. Demais classificações serão definidas por meio de mais três eventos continentais e um Pré-Olímpico Mundial, que apontará três países. Ao todo, 55 atletas de cada gênero competirão no Rio - além dos torneios citados acima, 44 sairão do ranking de classificação Olímpica do esporte e da Lista de Pontos da Federação, e outros dois por meio de convites.

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.