Com primeiras provas da vela, programação do dia tem destaques em vários esportes
Robert Scheidt, Michael Phelps, Chad Le Clos e Rafaela Silva são alguns dos astros que estarão em ação na segunda
Robert Scheidt, Michael Phelps, Chad Le Clos e Rafaela Silva são alguns dos astros que estarão em ação na segunda
Classes Laser, Laser Radial e RS:X são as primeiras a entrar nas raias da Baía de Guanabara (Foto: Getty Images/Clive Mason)
O terceiro dia de competições dos Jogos Rio 2016 terá a estreia de um dos mais tradicionais esportes do programa Olímpico. A vela, modalidade que mais deu medalhas ao Brasil (17), tem suas primeiras regatas nas águas da Baía de Guanabara, com destaque para o multicampeão Robert Scheidt na Laser. O dia também reserva emoções na ginástica artística, com a seleção masculina na final inédita; no handebol, com a equipe feminina enfrentando a Romênia; e na natação, com os astros Michael Phelps e Chad Le Clos voando no Estádio Aquático Olímpico.
Um dos mais vitoriosos velejadores da história, com cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze), Robert Scheidt é a atração do primeiro dia da vela nos Jogos, a partir das 13h, na Marina da Glória. Além da Laser, classe do multicampeão, o dia também terá regatas da Laser Radial, onde o Brasil será representado por Fernanda Oliveira, e da RS:X, onde Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas iniciam a disputa por medalhas.
Candidato ao ouro na classe Laser, Robert estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Matthew Stockman)
A piscina do Estádio Aquático Olímpico receberá três finais nesta segunda, mas também haverá empolgação nas eliminatórias, especialmente nos 200m borboleta masculino, que terá os astros Michael Phelps, dos Estados Unidos, e Chad Le Clos, da África do Sul, buscando classificação para as semifinais.
Chad Le Clos é o atual campeão Olímpico nos 200m borboleta (Foto: Getty Images/Jeff Topping)
Pela primeira vez na história, a equipe masculina do Brasil disputa uma final Olímpica por equipes na ginástica artística. Nesta segunda, a partir das 16h, na Arena Olímpica do Rio, os ginastas Diego Hypólito, Francisco Júnior, Sérgio Sasaki, Arthur Zanetti e Arthur Mariano enfrentam as seleções dos Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha. China, Ucrânia, Alemanha e Japão.
Campeã mundial em 2013, a seleção feminina de handebol do Brasil teve o sonho do bicampeonato interrompido pela Romênia, em 2015. As equipes voltam a se enfrentar nesta segunda, às 16h40, na Arena do Futuro, dois dias após a empolgante estreia brasileira contra a bicampeã Olímpica Noruega.
Brasil derrotou a Noruega em sua estreia nos Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Pascal Le Segretain)
No terceiro dia de disputas no judô, a atração é a brasileiros Rafaela Silva, campeã mundial em 2013, que compete na categoria até 57kg a partir das 10h, na Arena Carioca 2. Alex Pombo, na categoria até 73kg, será o representante masculino do país no dia.
A judoca Rafaela Silva entra em ação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 nesta segunda, a partir das 10h (Foto: Getty Images/Buda Mendes)
No Estádio de Deodoro, será coroado o primeiro campeão do torneio feminino da versão de sete jogadores do rugby feminino. Após dois dias de disputas, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia são as candidatas ao ouro histórico.