Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Com jornada sensorial, Comitê Rio 2016 abre Centro de Formação de Voluntários em São Paulo

Por Rio 2016

Com capacidade para 360 pessoas por dia, instalação deve receber os mais de 25 mil paulistas inscritos no programa

Com jornada sensorial, Comitê Rio 2016 abre Centro de Formação de Voluntários em São Paulo

Dinâmicas são realizadas em ambientes temáticos que celebram a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpico (Estácio/Tulio Vidal)

A jornada dos voluntários de São Paulo que irão ajudar a realizar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul já começou. O Comitê Rio 2016 inaugurou nesta quarta-feira (03) a unidade paulista do Centro de Formação de Voluntários, localizada na Zona Sul da capital. A partir de dinâmicas sensoriais e interativas, o espaço será dedicado à seleção e treinamento dos candidatos e fica aberto até 18 de outubro.

"A meta dos Centros é selecionar e capacitar os voluntários para que eles realizem um trabalho focado e eficiente. Queremos que os candidatos aprendam coisas novas, tenham a oportunidade de viver um momento único e possam dividir com outras pessoas a experiência de ter trabalhado no maior evento esportivo do mundo", afirma Flavia Fontes, gerente-geral do Programa de Voluntários.

Dentro da instalação, localizada no campus Conceição da Universidade Estácio, apoiadora oficial do evento, voluntários selecionadores serão responsáveis por conduzir as dinâmicas, que contam com atividades lúdicas em ambientes temáticos, como a “Jornada do Herói”, um tour que apresenta momentos marcantes dos Jogos.

candidatos a voluntarios assistem a video sobre historia dos jogos

Candidatos assistem a vídeo durante dinâmica no Centro de Formação de Voluntários de São Paulo (Estácio/Tulio Vidal)

 

A paixão pelo esporte é uma das principais motivações dos candidatos entrevistados nesta quarta. É o caso de José Oswaldo Marcelino, de 65 anos, conhecido como Negrelli quando foi jogador de voleibol nas décadas de 1960 e 1970 e sagrou-se tricampeão sul-americano e vice-campeão pan-americano pela seleção brasileira, além de ter representado o país nos Jogos Olímpicos Munique 1972.

“Depois de tudo o que já vivi no esporte, agora quero ter a experiência de participar como voluntário dos Jogos no Brasil”, afirmou o ex-atleta, que mora em Santos.

Já para Roseli de Paula, de 59 anos, a inspiração veio sob a forma de legado. Formada em serviço social, a moradora de Campinas participou dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 como voluntária na competição de saltos ornamentais.

“A minha vontade em fazer parte do Rio 2016 nasceu a partir da experiência que tive em 2007. Quero voltar ao Rio de Janeiro e atuar com esportes mais uma vez”, conta Roseli.

Candidatos paulistas que desejem trabalhar tanto na Arena Itaquera, que será palco de algumas partidas do futebol Olímpico, quanto no Rio de Janeiro ou em outra sede do futebol serão entrevistados lá. O Centro tem capacidade para 360 pessoas por dia e funcionará de quarta-feira a domingo, entre os dias 3 de junho e 18 de outubro.

recepcao do centro de formação de voluntarios do rio 2016 em sao paulo

Candidatos chegam para entrevista na unidade recém-inaugurada em São Paulo (Foto: Estácio/Tulio Vidal)

 

Além do processo de seleção, o local também oferecerá cursos de capacitação nas diferentes áreas de atuação aos aprovados. Afinal, a primeira oportunidade de atuação dos voluntários será nos eventos-teste, a partir de julho deste ano.

Ao todo mais de 240 mil pessoas se inscreveram no Programa de Voluntários do Comitê – só em São Paulo, foram 25 mil - e devem passar pelo processo nos Centros de Formação espalhados pelo país. Três unidades já estão em funcionamento – duas no Rio e uma em Vitória -, e outra será aberto na cidade de Belo Horizonte nos próximos meses.

Candidatos de outras cidades do país também poderão comparecer às entrevistas por meio de um ‘road show’ que percorrerá 14 municípios brasileiros. Já os estrangeiros e os inscritos que não puderem comparecer a uma das unidades serão entrevistados pela internet.

As inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016 estão encerradas, mas ainda é possível entrar para a lista de espera ou fazer parte do elenco das cerimônias. Especialistas da área de recursos humanos podem se candidatar para atuar como voluntários selecionadores.

 

SERVIÇO

Centro de Formação de Voluntários SP
Endereço: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 673 – São Paulo (Universidade Estácio - Unidade Conceição)
Horário de funcionamento: das 7h30 às 21h30 (quarta-feira a sexta-feira); de 7h30 às 16h30 (sábado) e de 7h30 às 12h30 (domingo)