Djokovic homenageia Guga em Paris e conquista a torcida brasileira a dois meses dos Jogos Rio 2016
Sérvio conquista o título de Roland Garros pela primeira vez e comemora com coração na quadra, repetindo gesto de Guga
Sérvio conquista o título de Roland Garros pela primeira vez e comemora com coração na quadra, repetindo gesto de Guga
Com a vitória em Paris, Djokovic é o terceiro da história a vencer todos os Grand Slams do tênis em sequência (Foto: Getty Images/Julian Finney)
Novak Djokovic ganhou definitivamente os corações dos brasileiros e deve ter a torcida a seu favor na competição de tênis dos Jogos Olímpicos Rio 2016, daqui a dois meses. Campeão do Torneio de Roland Garrros pela primeira vez no último domingo (5), o sérvio prestou uma homenagem após o jogo a um dos atletas mais queridos do esporte pelos brasileiros: Gustavo Kuerten. Depois de derrotar o britãnico Andy Murrray por 3 sets a 1 (3/6, 6/1, 6/2 e 6/4), Djokovic desenhou um coração na quadra de areia de Paris e deitou-se no meio do símbolo, repetindo o gesto de Guga há 15 anos.
Uma coisa é certa: com carisma e ações simpáticas aos brasileiros como as de Paris, Djokovic vem com tudo para o torneio de tênis dos Jogos Rio 2016, competição chamada por ele de ”o quinto Grand Slam”. A vitória do número 1 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) beirou a magia. “É como se meu espírito tivesse deixado meu corpo e eu estivesse apenas observando meu corpo lutar nas últimas três, quatro trocas de bola, indo para a esquerda e para a direita na esperança de que Andy fosse cometer um erro, o que aconteceu. (Foi) um momento emocionante. Um dos mais bonitos que já tive na minha carreira ", descreveu ao site oficial de Roland Garros.
Separados por 15 anos: Djokovic em 2016 e Guga em 2001 (Fotos: Getty Images/Julian Finney e Clive Brunskill)
Depois de perder três finais no Grand Slam de Paris (2012 e 2014 para o espanhol Rafael Nadal e 2015 para o suíço Stanislas Wawrinka), Djokovic se mostrava esperançoso de mudar sua sorte em 2016. “Eu estava esperando que este fosse o ano", disse ao site da ATP. "Eu senti um tipo de apoio e amor das pessoas ao meu redor que me permitiu estar sentado aqui com o troféu ... Esse tipo de apoio foi muito presente no estádio hoje", complementou o sérvio, que teve um Guga emocionado e Laver acompanhando seu desempenho das arquibancadas.
"Eu realmente acho que tudo é possível na vida", disse Djokovic, eufórico com seu título. "Posso chegar ou não a um Slam Calendar (vencer todos os Grands Slams em uma mesma temporada), que ainda é uma possibilidade. Mas eu não penso sobre isso agora. Agora, eu só quero desfrutar da experiência de ganhar o troféu que eu nunca ganhei antes."
Djokovic recebeu o carinho especial das pegadoras de bola (Foto: Getty Images/Clive Brunskill)
O torneio de Roland Garros é o último a valer pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, tanto para homens como para mulheres. Das 64 vagas para as chaves de cada gênero, 56 saem deste ranking, respeitando-se o limite de quatro atletas por país em cada gênero. Das oito vagas restantes, duas são destinadas a convite do Comitê Olímpico Internacional (COI) e seis à Federação Internacional de Tênis (ITF).