Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Colombiano ganha ouro e faz história no levantamento de peso

Por Rio 2016

Oscar Figueroa tornou-se o primeiro homem campeão Olímpico da história de seu país

Colombiano ganha ouro e faz história no levantamento de peso

Oscar Figueroa vibra após quebrar o recorde Olímpico do arremesso e ganhar o ouro para a Colômbia (Foto: Getty Images/Pool)

Foi um dia histórico para o esporte colombiano no Pavilhão 2 do Riocentro. Competindo em seu continente, Oscar Figueroa quebrou o recorde Olímpico e levou a medalha de ouro da categoria até 62kg do levantamento de peso, tornando-se o primeiro homem de seu país dono de um título Olímpico.

Figueroa, de 33 anos, levou o ouro com a marca de 318kg levantados (142kg no arranco e 176kg no arremesso) e quebrou o recorde Olímpico para o arremesso. O colombiano, prata em Londres 2012, enalteceu a longa preparação que realizou para alcançar o feito.

“Isso é o melhor que eu poderia ter imaginado para o meu país e minha família. Estou muito feliz. Foi uma preparação muito dura. Os quatro anos após a prata em Londres foram de muito trabalho e dedicação, mas tudo valeu a pena”, disse.

A medalha de prata da prova foi para o indonésio Eko Yuli Irawan, que ergueu 312kg (142kg no arranco e 170kg no arremesso) e o bronze foi conquistado por Farkhad Kharki, do Cazaquistão, com 305kg (135kg + 170kg).

Dupla tailandesa divide o pódio com atleta da Taipé Chinesa (Foto: Getty Images/Lars Baron)

No feminino, dobradinha e recorde Olímpico para a Tailândia na categoria até 58kg. O ouro ficou com Sukanya Srisurat, com a marca de 240kg (110kg no arranco e 130kg no arremesso), que lhe valeu o recorde Olímpico do arranco. A prata foi para sua compatriota Pimsiri Sirikaew, que ergueu 232kg (102kg + 130kg) e o bronze para Hsing-Chun Kuo, da Taipé Chinesa, com 231kg (102kg + 129kg).

“Estou muito feliz, nunca pensei que pudesse conseguir. É minha primeira vez nos Jogos e estou muito feliz por voltar ao meu país com a medalha de ouro. Eu treinei muito duro. Precisei de muita perseverança para chegar até aqui”, desabafou a campeã.

Nesta terça (9), outras duas categorias colocarão medalhas de jogo no levantamento de peso: até 63kg feminino e até 69kg masculino.

Confira o calendário do levantamento de peso