Mais do que apresentar os melhores das Américas, os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 desempenharam um papel importante na construção do maior evento esportivo do mundo, ao menos no hipismo. Após definir os classificados para as provas de adestramento e CCE, chegou a vez de conhecer os representantes do continente americano para as competições de saltos do Rio 2016. Colômbia, Venezuela, Uruguai e Peru são os primeiros países confirmados nas provas individuais da modalidade nos Jogos Olímpicos, enquanto Canadá e Argentina se juntam às outras sete nações confirmadas na competição por equipes (acompanhe a corrida pela classificação aqui). As vagas foram asseguradas pela Federação Internacional de Hipismo (FEI), após o fim das disputas da última quinta-feira (23), no Canadá.
Segundo as regras de classificação definidas para o esporte, as equipes dos dois países com melhores resultados nos Jogos Pan-Americanos de 2015 estão classificados; assim como os países dos seis melhores atletas na competição individual, desde que seus países não tenham suas equipes classificadas para o Rio 2016.
Na prova por equipes, o Canadá levou para casa a vaga Olímpica ao garantir o ouro pan-americano. O mesmo aconteceu com a Argentina, que ficou com a prata na competição. Além destes, Brasil, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Qatar estão confirmados no Rio 2016 até o momento.
Já na competição individual, a prata de Andres Rodrigues e a sexta posição de Emanuel Andrade garantiram duas vagas para a Venezuela nos Jogos Rio 2016. O mesmo aconteceu com a Colômbia, que teve Daniel Bluman e Fernando Cardenas empatados em 11º. Já o Uruguai, com Nestor Nielsen Van Hoff (9º), e o Peru, com Alonso Valdez (11º), ficaram com as outras duas vagas em jogo e enviarão seus representantes ao Rio no ano que vem.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.