Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Colômbia vence Estados Unidos e fica com a última vaga no futebol masculino do Rio 2016

Por Rio 2016

Jogo dramático no Texas completa a lista de 16 classificados; o sorteio das chaves acontece no Maracanã em 14 de abril

Colômbia vence Estados Unidos e fica com a última vaga no futebol masculino do Rio 2016

O colombiano Roger Martínez (camisa 17) foi o herói do jogo: dois gols marcados (Getty Images/Sarah Crabill)

De forma dramática, a Colômbia ficou com a última vaga no torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ao vencer os Estados Unidos por 2 a 1 (3 a 2 no placar agregado) fora de casa, em Frisco, no Texas, na noite desta terça-feira (29). Após o empate por 1 a 1 no jogo de ida, em Barranquilla, na sexta-feira (25 de março), o atacante Roger Martínez marcou duas vezes e garantiu a vitória sobre os americanos, que tiveram dois jogadores expulsos.

A Colômbia não participa do futebol masculino dos Jogos desde 1992, em Barcelona, quando teve o atacante Asprilla como destaque. Pela primeira vez em 48 anos, a seleção masculina dos Estados Unidos fica de fora de duas edições consecutivas dos Jogos Olímpicos.

Garanta já seus ingressos para os torneios Olímpicos de futebol

A seleção treinada por Carlos "Piscis" Restreplo se junta a Brasil, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Portugal, Fiji, México, Honduras, Nigéria, Argélia, África do Sul, Japão, Coréia do Sul e Iraque na lista dos 16 classificados para a competição, que será realizada no Rio de Janeiro e em Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo em agosto. O sorteio será no Maracanã em 14 de abril, com definição das quatro chaves (os dois primeiros de cada uma avançam às quartas de final).

O torneio feminino, que também terá grupos defininidos no sorteio de 14 de abril, teve sua lista de seleções classificadas (que também inclui a Colômbia) fechada no começo de março, quando a Suécia conquistou a 12ª vaga.

"Mostramos em campo a qualidade de nossos jogadores, que não deixaram de acreditar depois do resultado desfavorável na ida. Sabíamos que poderíamos conseguir"

Carlos 'Piscis' Restrepo, técnico da Colômbia

 

 

Herói da classificação, Roger Martínez tem 21 anos e atua no Racing, da Argentina. O atacante, que não havia jogado em Barranquilla, colocou a Colômbia à frente no marcador aos 30 minutos do primeiro tempo, corrigindo um chute de Andres Roa que iria para fora. Um gol contra de cabeça do zagueiro Déiver Machado, em lance infeliz, deixou tudo igual aos 11 minutos do segundo tempo. Sete minutos depois, no entanto, Martínez marcou novamente, depois de matar com categoria um centro de Machado.

"Não tenho palavras para descrever minha felicidade. Dedico aos meus companheiros, nós demos tudo em campo"

Roger Martínez, autor dos gols colombianos

Com o 2 a 1 no placar, os americanos ficaram em situação dramática, precisando de dois gols para obter a classificação. Mas Luis Gil, dos Estados Unidos, foi expulso após levar o segundo cartão amarelo, aos 32 minutos do segundo tempo, e Matt Miazga tomou o vermelho aos 45, por cometer falta em Christian Borja, que avançava com ótimas chances de marcar.

Em menor número, porém mais vibrante, a torcida colombiana fez a festa em Frisco, no Texas (Foto: Getty Images/Sarah Crabill)

 

O técnico da seleção principal americana, Jurgen Klinsmann, tinha a classificação para o Rio 2016 como prioridade: havia destacado seu principal assistente, Andreas Herzog, para treinar a equipe sub-23. Após ficar em terceiro na fase de grupos, o time perdeu a classificação em casa, quando podia garantir vaga até com um 0 a 0. As estatísticas confirmam a superioridade colombiana nos dois confrontos da repescagem: além do dobro da posse de bola, os sul-americanos tiveram 11 chutes certos a gol, contra apenas um dos Estados Unidos.

Após a derrota, Herzog tentou se controlar: "Estou muito emotivo e não queria falar nada antes de me acalmar. Estou realmente decepcionado". O técnico não se conformava com o lance que decidiu a derrota: "Nós tomamos um gol tão simples e burro"...

“Quando um time jogou duro contra nós, não tivemos forças nem confiança. Que decepção!”

Andreas Herzog, técnico dos Estados Unidos

A decepção dos jogadores americanos era evidente após o apito final: elimianados em Frisco (Foto: Getty Images/Sarah Crabill)

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.


Siga a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016