COI faz doação para iniciativa da ONU voltada para mulheres no Rio de Janeiro
Projeto tem como objetivo espalhar mensagens em favor da igualdade de gênero entre adolescentes
Projeto tem como objetivo espalhar mensagens em favor da igualdade de gênero entre adolescentes
O presidente do COI, Thomas Bach, e a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, assinaram acordo (Ian Jones/COI)
O COI doou 600 mil dólares para apoiar uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Mulheres (ONU Mulheres) no Rio de Janeiro. O dinheiro será usado para implementar o projeto One Win Leads to Another - em português, "Uma vitória conduz a uma outra" - que terá como alvo 2.500 meninas com idades entre 12 e 14 anos. A proposta é usar esportes para construir habilidades de liderança entre mulheres jovens e melhorar a sua capacidade de influenciar as decisões que afetam suas vidas em todos os níveis.
Em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o programa vai usar os Jogos Escolares da Juventude para espalhar mensagens de não-discriminação, não-violência, fortalecimento do poder das meninas e estímulo de atitudes masculinas positivas entre os meninos. Este projeto-piloto será implementado inicialmente em 50 escolas em todo o estado do Rio de Janeiro e servirá como um modelo a ser desenvolvido nacional e internacionalmente.
"Com menos de um ano para realização dos Jogos Rio 2016, este programa será somado aos muitos legados Olímpicos já previstos para a cidade, a região e o país", disse o presidente do COI, Thomas Bach. Vale lembrar que a Agenda Olímpica 2020, documento que estabelece as metas do COI para próximos anos, tem a igualdade de gênero entre seus objetivos. “Valorizamos a nossa forte parceria com o COI e estamos ansiosos com eles em fazer a diferença nas vidas de mulheres jovens e meninas”, disse Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora-executiva da ONU Mulheres.
O acordo entre o COI e ONU Mulheres foi assinado nas linhas laterais da Assembléia Geral da ONU, que adotou a Agenda do Desenvolvimento Pós-2015 na semana passada, em Nova York. Bach foi nomeado um HeForShe por Mulheres das Nações Unidas no início deste ano e, juntamente com milhares de homens e meninos em todo o mundo, se juntou à campanha de solidariedade que luta pela igualdade de gênero e direitos das mulheres.