Com uma surpresa, China monta seu "dream team" para o tênis de mesa no Rio 2016
Liu Shiwen, primeira no ranking mundial feminino, está fora da disputa individual e deve aparecer somente nas equipes
Liu Shiwen, primeira no ranking mundial feminino, está fora da disputa individual e deve aparecer somente nas equipes
Zhang Jike (foto) e Ma Long, no masculino, Li Xiaoxia e Ding Ning, no feminino, estão na chave de simples (Foto: Getty Images/Feng Li)
Quando se trata de tênis de mesa, o domínio é absoluto da China. Na última sexta-feira (20), o país favorito a todas as medalhas de ouro no esporte escalou a equipe que virá aos Jogos Olímpicos Rio 2016 disputar os títulos individuais. E tem surpresa na lista. Os campeões Olímpicos Zhang Jike e Li Xiaoxia estão confirmados no torneio e ganham a companhia de Ding Ning e Ma Long. A grande ausência é Liu Shiwen, primeira no ranking mundial feminino, que está fora da disputa individual e deve aparecer somente nas equipes.
A pergunta de um milhão de dólares no tênis de mesa: como vencer os chineses?
Na corrida pelas vagas na equipe Olímpica da China de tênis de mesa (uma das seleções nacionais mais disputadas em todo o mundo do esporte), os vencedores do pré-Olímpico asiático garantiram vaga nominal para participar dos Jogos Rio 2016 - foram os casos de Ma Long, no masculino, e Li Xiaoxia, no feminino.
As outras duas vagas foram definidas pela confederação nacional. A decisão privilegiou os atletas que já tinham experiência Olímpica no currículo. Apesar de quarto no ranking mundial (atrás dos também chineses Ma Long, Fan Zhendong e Xu Xin), Zhang Jike é o atual campeão Olímpico e terá a chance de alcançar o inédito bicampeonato Olímpico masculino no torneio de simples.
Já no feminino, Li Xiaoxia, atual campeã Olímpica, ganha a companhia de Ding Ning, que foi medalhista de prata em Londres 2012. O conforto para a número 1 do mundo Li Shiwen, que ficou de fora da lista individual, é que ela provavelmente fará sua estreia em Jogos Olímpicos no Rio, como inegrante da seleção chinesa na disputa por equipes, que deve sair nas próximas semanas.
Número 1 do mundo e fora do torneio Olímpico individual, Liu Shiwen deve representar a China na disputa por equipes (Foto: Getty Images/Warren Little)