Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

China, Croácia, França e Grã-Bretanha lideram após primeiro dia da vela

Por Rio 2016

Quatro classes foram para a água na Baía de Guanabara em um total de dez regatas

China, Croácia, França e Grã-Bretanha lideram após primeiro dia da vela

Prata em Londres 2012, britânico Nick Dempsey terminou o primeiro dia na liderança da classe RS:X (Foto: Getty Images/Clive Mason)

Sob tempo nublado, os barcos das classes RS:X, Laser e Laser Radial foram para a água nesta segunda (8) e abriram a competição de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Após dez regatas na Baía de Guanabara, atletas da China, da Croácia, da França e da Grã-Bretanha lideram a classificação na Marina da Glória.

Na classe Laser, o bicampeão Olímpico Robert Scheidt venceu a segunda regata, mas foi mal na primeira e terminou o dia na sétima posição com 24 pontos perdidos. O líder é o croata Tonci Stipanovic, que perdeu seis pontos, assim como o argentino Julio Alsogaray, que está em segundo lugar.

"Senti todos os atletas muito ansiosos, afinal é o primeiro dia de uma grande competição. A partir das primeiras regatas, todos vão entrar no clima e velejar da maneira que estão acostumados. Os atletas que ficaram entre os dez primeiros nas duas regatas ganharam confiança, mas ainda tem muita coisa pela frente. É muito cedo para falar em pontuação", comentou o brasileiro.

Duas regatas também foram realizadas na Laser Radial, que tem a chinesa Lijia Xu na liderança, com sete pontos perdidos. O segundo lugar é da holandesa Marit Bouwmeester, que perdeu onze pontos, três a menos que dinamarquesa Anne-Marie Rindom. Representante do Brasil na classe, Fernanda Decnop fechou o primeiro dia em 15º lugar, com 34 pontos perdidos.

Na RS:X masculina, a liderança é do britânico Nick Dempsey, prata em Londres 2012, que perdeu apenas dois pontos em três regatas. O segundo colocado é o holandês Dorian van Rijsselberghe, com quatro, mesma pontuação do grego Vyron Kokkalanis. Ricardo Winicki, o Bimba, é o sétimo, com 13 pontos perdidos.

Na RS:X feminina, a francesa Charline Picon, campeã mundial em 2014, lidera a classificação após três regatas, com apenas dois pontos perdidos, seguida pela russa Stefaniya Elfutina, que perdeu cinco, e pela italiana Flavia Tartaglini, com seis. A brasileira Patrícia Freitas perdeu dez pontos e está em sexto lugar.

Na terça, começa a competição da classe Finn, a partir das 13h. Doze regatas estão previstas na programação do dia.

Confira o calendário da vela