Chama Olímpica conhece cenários e ritmos típicos da Bahia em passagem por Salvador
Com condutores ilustres e festa nas ruas, capital da Bahia reuniu melhor do axé durante passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Com condutores ilustres e festa nas ruas, capital da Bahia reuniu melhor do axé durante passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016
O clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016 contagiou os músicos do Olodum (Foto: Rio 2016/Marcos de Paula)
As cores e ritmos típicos da cultura baiana animaram o revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 nesta terça-feira (24). Capoeira, axé, culto aos Orixás... essas foram algumas das expressões culturais típicas de Salvador, a primeira capital do Brasil, que marcaram a passagem do símbolo dos Jogos Rio 2016. Condutores ilustres, como a cantora Daniela Mercury e o pugilista Popó, e cenários famosos, como a Igreja do Senhor do Bonfim e o Pelourinho, completaram a receita para um dos dias mais emocionantes da viagem da tocha pela Bahia.
Entre no clima de Salvador com nossos condutores e confira os melhores momentos:
Tocha Olímpica percorre cenário exuberante na Chapada Diamantina
Terra do gingado, a Bahia é uma das regiões do Brasil de maior expressão musical: axé, samba-reggae, arrocha, forró... Em cada canto da cidade por onde a tocha passava, um novo som.
O dia começou em alta, com os tambores do Olodum embalando os passos do nadador Paralímpico Marcelo Collet, que conduziu a tocha no Pelourinho.
O nadador Paralímpico Marcelo Collet com a tocha Olímpica no Pelourinho (Foto: Rio 2016/Marcos de Paula)
O carnaval da Bahia também entrou para a programação. Entre um ponto e outro, o mini-trio elétrico da banda Rixô Elétrico agitava o público com clássicos do forró tocados na guitarra elétrica.
E é claro que não poderia faltar a batida do berimbau, principal instrumento das tradicionais rodas de capoeira.
Música, religião e história também se encontraram com a chama Olímpica. Na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, o grupo Afoxé Filhos de Gandhy trouxe a benção dos Orixás ao símbolo, que foi conduzido por Allan do Carmo, primeiro nadador brasileiro a garantir vaga nos Jogos Rio 2016. "Dancei até o que não sabia dançar. Mas foi uma energia sensacional. O filho de Gandhy falou que o ano reserva boas surpresas. Espero que seja uma medalha", afirmou o atleta.
"Para nós do afoxé, para a Bahia, para o Brasil e para o mundo, esse foi um momento raro. Ao mesmo tempo que saudamos a tocha, celebramos, dentro do templo, o glorioso Senhor do Bonfim que, para nós, é Oxalá", disse Tio Souza, guru do grupo Filhos de Gandhy.
Allan não foi a única personalidade a conduzir o símbolo pelas ruas de Salvador. Outros atletas, como os pugilistas Acelino Popó Freitas e Esquiva Falcão, também marcaram presença, assim como celebridades como a cantora Daniela Mercury, e o diretor e idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.
Daniela Mercury foi uma das celebridades a conduzir a chama em Salvador (foto: Rio 2016)
A força das mulheres também tomou conta do revezamento em Salvador. Após quebrarem paradigmas no mundo do esporte, as atletas Suzy Bittencourt, Margarete Piovensan, Érika Matos e Jaqueline Mourão agora têm outro ponto em comum: todas conduziram a tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. Enquanto Suzy e Margareth fizeram história com a seleção feminina de futebol, Érika integrou a primeira equipe feminina de boxe nos Jogos, e Jaqueline ganhou o mundo como a primeira mulher a disputar Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão.

Outra mulher de presença no revezamento foi Luislinda Valois, a primeira juíza e desembargadora negra do país e embaixadora da Paz pela ONU.
Um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Farol da Barra foi o palco escolhido para fechar o revezamento em Salvador. A pira foi acesa pelo cantor Thiaguinho, que se une a Daniela Mercury, Jammil e Jota Quest para a festa de encerramento do revezamento na cidade.
O cantor Thiaguinho foi ovacionado pelo público ao acender a pira Olímpica no Farol da Barra, em Salvador (Foto: Rio 2016/Marcos de Paula)
Confira os melhores momentos no vídeo:
Não fez o cadastro para comprar os ingressos do basquetebol no Rio 2016? Acesse a página.