Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Centro Olímpico de BMX é a primeira instalação entregue em 2015

Por Rio 2016

Palco de um dos esportes mais radicais do programa dos Jogos, instalação é parte do Parque Olímpico de Deodoro, segundo maior centro de competições do Rio 2016

Centro Olímpico de BMX é a primeira instalação entregue em 2015

Circuito terá 350 metros de extensão na prova feminina, e 400 metros na masculina (J.P.ENGELBRECHT)

A Prefeitura do Rio apresentou, no domingo (30), em Deodoro, o circuito completo do Centro Olímpico de BMX, que será palco de uma das modalidades mais radicais dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A instalação, em construção desde julho de 2014, é a primeira a ser entregue em 2015 – outras seis também ficarão prontas neste ano, no Parque Olímpico da Barra. A primeira oportunidade para testar o percurso será em outubro, quando será realizado o Desafio Internacional de BMX, evento-teste da modalidade.

Construída em saibro e com asfalto de massa fina nas curvas, a pista apresentará percursos de até 400 metros de extensão, ocupando área total de cerca de 4 mil m².

Para adicionar mais adrenalina à competição, as ondulações da pista foram posicionadas com espaçamento de 10 metros, o que permite que os competidores possam optar por diferentes estratégias de acordo com suas habilidades. Por exemplo, para encarar determinado obstáculo será possível reduzir a velocidade e seguir o percurso com a bicicleta no chão ou se arriscar em um salto para ganhar velocidade.

Há ainda uma “seção de ritmo” composta por uma sequência de saltos e obstáculos curtos que permitem ao ciclista dar ritmo e fluxo na reta final.

pista de bmx em deodoro

Ciclistas experimentam o percuso do BMX em evento de apresentação, em Deodoro (Foto: J.P.ENGELBRECHT)

 

O Centro Olímpico contará ainda com uma arquibancada temporária com capacidade para 7.500 lugares, que será instalada mais próxima dos Jogos.

Após o torneio Olímpico, a pista de BMX fará parte do Parque Radical, que ficará de legado esportivo e social para a região.

Assim como em Deodoro, os preparativos para o maior evento esportivo do mundo seguem a todo vapor no Parque Olímpico da Barra. Seis instalações têm previsão para 2015, são elas: as três Arenas Cariocas, a Arena do Futuro, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico do Rio. Considerados os principais centros de competição do Rio 2016, ambos complexos já ultrapassaram os 80% de conclusão