Centro do Rio terá muita festa e eventos culturais durante os Jogos Olímpicos
Eventos começam já no dia 4, quando estreia a seleção masculina de futebol diante da África do Sul
Eventos começam já no dia 4, quando estreia a seleção masculina de futebol diante da África do Sul
Igreja da Candelária, no Centro do Rio (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)
Durante os Jogos Olímpicos, a festa não se concentra apenas nas arenas esportivas. No Rio 2016, eventos culturais agitarão toda a cidade, e a região central promete ser um dos espaços mais concorridos.
Concentração do Time Brasil para Jogos Olímpicos tem vista para o Pão de Açúcar
De acordo com o secretário de turismo Antonio Pedro de Mello, a festa no centro começa já no dia 4. Nesta data, a estreia da seleção brasileira de futebol no Rio 2016, contra a África do Sul, será exibida na Praça Mauá a partir de 16h. No mesmo dia, a tocha Olímpica será recebida na região com um show de um artista ainda não revelado.
Dez motivos para levar crianças aos Jogos Olímpicos
A partir do dia 5, a Praça Mauá se torna o coração do chamado Boulevard Olímpico do Porto Maravilha. Da Gamboa à Praça XV, o espaço contará com transmissão gratuita de competições e eventos culturais em seus três quilômetros de extensão. As atividades vão acontecer todos os dias, das 9h à 0h. Estrutura parecidas serão montadas no Parque Madureira, na zona norte, e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na zona oeste. A primeira funcionará das 9h às 22h, e a segunda, das 10h às 22h.
"A estrutura do Rio será quatro vezes maior que a montada no Hyde Park, em Londres 2012", afirmou Gaetano Lopes, diretor geral da Gael Comunicação, empresa responsável pela organização dos espaços.
Operários trabalham em construção de palco na Praça Mauá (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)
Na Praça Mauá, está em fase final de ajuste o palco Encontros, onde 30 shows acontecerão no período dos Jogos Olímpicos, sempre às 13h e às 20h. Logo no dia 6, a banda Mombojó se apresenta no primeiro horário, e Preta Gil é a grande atração da noite. No dia 19, o encontro de Paralamas do Sucesso com Nação Zumbi promete (veja programação completa no site da prefeitura). Outra atração diária prevista para o cartão-postal é uma queima de fogos sobre a Baía de Guanabara, às 22h.
Conheça os detalhes da produção sustentável das medalhas dos Jogos Rio 2016
Na Praça XV fica o palco Tendências, que receberá em agosto o projeto "Encontro de Carnavais", no qual blocos de rua tocarão juntos com escolas de samba em 12 espetáculos. No dia 13, o Cordão do Bola Preta encontra a Portela. Já no dia 21, Mangueira e Monobloco fecham a série com chave de ouro. Na altura da rua Barão de Teffé, na Gamboa, o palco Amanhã recebe novidades do cenário musical brasileiro, como o alagoano Figueroas. "Ouvimos mais de 500 nomes para escolher quem se apresentaria nesse espaço", afirmou Gaetano.
Atletas invadem o Brasil e fazem aclimatação para os Jogos em diversas cidades
Além dos shows, festas abertas e mais de 230 apresentações de artistas de rua devem acontecer no porto. Atividades esportivas voltadas para crianças serão a marca dos Boulevares Olímpicos do Parque Madureira e de Campo Grande. "Eles serão como grandes colônias de férias", explica Mello. Na zona oeste, a agenda de shows gratuitos reúne nomes de peso como Ludmilla (7 de agosto), Nego do Borel (13) e Anitta (17).