Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Campeonato Mundial Júnior de Remo dá sequência à série de seis eventos-teste em agosto

Por Rio 2016

Competição na Lagoa, entre os dias 5 e 9, reunirá um número de atletas ainda maior do que nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Campeonato Mundial Júnior de Remo dá sequência à série de seis eventos-teste em agosto

Demonstração de remo na Lagoa para membros da Academia Laureus, em 2013 (Jamie McDonald/Getty Images)

O evento-teste de triatlo mal acabou, e a cidade já se prepara para receber mais uma competição preparatória para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Nesta quarta-feira, dia 5 – exatamente quando se comemora um ano para os Jogos Olímpicos –, tem início um novo evento-teste, de remo, no Estádio da Lagoa. Será o primeiro considerado pelo Comitê Rio 2016 como “major”, ou seja, no qual um grande número de áreas funcionais da empresa estará em atuação.

(Veja aqui o calendário completo dos eventos-teste até os Jogos Rio 2016)

“Um dos aspectos importantes deste evento-teste será o aprendizado em relação à montagem e desmontagem de uma estrutura temporária em área pública”, destaca João Vitor, gerente de instalação da Lagoa.

“Estou ansiosa, mas sei que estarei melhor quando a competição começar, porque tudo dará certo. Estamos trabalhando de maneira muito próxima da Federação Internacional, que está nos dando todo o apoio necessário”, diz Colleen Orsmond, gerente de competição do remo.

O evento-teste será o Campeonato Mundial Júnior (até 18 anos) e reunirá 563 atletas de 54 países, número ainda maior do que o esperado para o torneio Olímpico, com 550 vagas. Haverá 13 classes de barco em disputa, apenas uma a menos do que nos Jogos Rio 2016. O Brasil será representado por seis barcos – quatro no torneio masculino e dois no feminino.

Ao contrário do evento-teste de triatlo, em Copacabana, que ofereceu livre acesso ao público, agora há venda de ingressos (por aqui), e a expectativa de Colleen é que a arquibancada de 1.300 lugares (bem menos que os 10.000 assentos previstos para os Jogos Olímpicos) esteja lotada para a final, no domingo (9). Outra diferença importante diz respeito à natureza do evento: enquanto o triatlo garantiu a vaga no Rio 2016 para os três atletas finalistas, entre homens e mulheres, o Mundial Junior não é um evento classificatório para os Jogos Olímpicos.

Durante a competição da Lagoa, o Comitê Rio 2016 terá em ação cerca de 130 funcionários, pertencentes a 25 áreas da empresa, além de mais de 500 voluntários. Além da área de competição, foco central de todos os eventos-teste, as atenções de Colleen estarão voltadas à área de serviço aos atletas, como a garagem de barcos e as instalações de aquecimento.

Ainda no mês de agosto, o Rio receberá mais quatro eventos-teste: hipismo, no Centro Olímpico de Hipismo, entre os dias 6 e 9; vela, na Marina da Glória, entre 15 e 22; ciclismo de estrada, no Forte de Copacabana, dia 16; e maratonas aquáticas, também no Forte de Copacabana, nos dias 22 e 23.

Veja mais informações sobre o evento-teste de remo nos sites do Aquece Rio e da Federação Internacional de Remo.