O
vôlei de praia é a cara do Rio de Janeiro, e a praia de Copacabana, o cenário ideal para o esporte. O inédito torneio Olímpico nas areais cariocas conhecerá no próximo dia 5 (domingo) seus dois primeiros países classificados. Para essa data estão marcadas as decisões do Campeonato Mundial de 2015 do esporte, na Holanda (os jogos ocorrerão em quatro cidades diferentes), que terá início nesta sexta-feira (26) e,
conforme afirma a Federação Internacional, classificará o país das duplas campeãs para os Jogos Rio 2016, tanto no masculino quanto no feminino.
O campeonato reúne 192 atletas (96 duplas) de todo o mundo. As 48 duplas de cada gênero são divididas em 12 grupos de quatro equipes cada, que jogam entre si. As duas melhores duplas de cada grupo mais os oito melhores terceiros colocados de todo o torneio (32 duplas no total) avançam para as oitavas-de-final e se enfrentam em jogos de mata-mata até que seja conhecida a dupla campeã. Além da vaga Olímpica para seu país, o dueto campeão levará para casa a premiação de US$ 70.000.
O palco central do torneio, instalado ao lado do Hofvijver, um dos principais pontos turísticos da cidade de Hague, antes de receber a areia (Foto: FIVB)
Entre as mulheres, um dos destaques é a norte-americana Kerri Walsh, tricampeã Olímpica e mundial, que joga ao lado de April Ross, medalhista de prata em Londres 2012. No masculino, os holandeses Alexander Brouwer e Roebrt Meeuwsen formam a dupla que é atual campeã mundial. Pela primeira vez, o dueto campeão defenderá o título em casa - uma oportunidade de ouro para alcançar o inédito bicampeonato do torneio.
"Nenhuma dupla venceu o Campeonato Mundial duas vezes (no masculino). É obvio que o nosso desejo é conquistar o torneio mais uma vez, mas já estabelecemos nossa meta: queremos finalizar no pódio", afirmou Brouwer.
Caso não consigam a classificação no Campeonato Mundial, estas e as outras duplas do circuito poderão garantir vaga nos Jogos Rio 2016 pelo ranking Olímpico, que classificará as 15 duplas melhores colocadas no dia 12 de junho do ano que vem. Os cinco campeões continentais (Américas, África, Ásia, Europa e Oceania) também garantem vaga. Ao lado do Brasil, que tem uma dupla garantida como país-sede, as duas melhores duplas do Pré-Olímpico Mundial de julho de 2016 fecham o grupo de 24 duplas em cada gênero (48 no total) que disputarão os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.