Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Campeonato Europeu feminino de basquetebol vai garantir às vencedoras uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Evento acontece na Hungria e Romênia entre os dias 11 e 28 de junho

Campeonato Europeu feminino de basquetebol vai garantir às vencedoras uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Laura Nichols, da Espanha, em ação contra Lara Sanders, da Turquia, durante as semifinais do Mundial de 2014 de basquetebol feminino (Getty Images/Stringer)

Após os Estados Unidos saírem na frente ao conquistar a primeira vaga feminina de basquetebol para os Jogos Rio 2016 no Campeonato Mundial de 2014, é chegada a vez das seleções europeias terem a sua segunda chance de classificação para o maior evento esportivo do mundo. A oportunidade começa nesta quinta-feira (11), quando tem início o EuroBasket Women 2015, torneio que vai reunir os principais times do velho continente. O evento será realizado, pela primeira vez, em dois países, Hungria e Romênia, e termina no próximo dia 28. Além do título europeu, as vencedoras vão carimbar o passaporte rumo aos Jogos do Rio no ano que vem.

Ao todo, 20 seleções estão escaladas para a fase de grupos. No grupo A, estão França, Montenegro, República Tcheca, Romênia e Ucrânia. No B, Bielorrússia, Itália, Grécia, Polônia e Turquia. No C, Croácia, Grã-Bretanha, Letônia, Rússia e Sérvia. No D, Eslováquia, Espanha, Hungria, Lituânia, e Suíça.

As três melhores de cada grupo seguem na competição rumo à grande final, marcada para o próximo dia 28. As apostas estão com a Espanha, que foi vice campeã mundial em 2014 e campeã europeia em 2013. A concorrência deve vir principalmente da França e Rússia, as próximas no ranking de equipes da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) após o Mundial de 2014.

O campeonato europeu é o primeiro dos cinco torneios classificatórios continentais do Rio 2016. Em seguida, será o torneio das Américas (de 9 a 16 de agosto, no Canadá); o da Oceania (de 15 a 17 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia); o da Ásia (de 29 de agosto a 5 de setembro, na China); e o da África (de 24 de setembro a 3 de outubro, em Camarões).

As demais vagas serão definidas por meio do Pré-Olímpico Mundial, marcado para junho de 2016. Caso não se classifique para ser o representante das Américas, o Brasil pode ocupar a 12ª vaga por meio de convite da Fiba – a decisão está prevista para agosto deste ano.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.