Campeonato Europeu feminino de basquetebol vai garantir às vencedoras uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Evento acontece na Hungria e Romênia entre os dias 11 e 28 de junho
Evento acontece na Hungria e Romênia entre os dias 11 e 28 de junho
Laura Nichols, da Espanha, em ação contra Lara Sanders, da Turquia, durante as semifinais do Mundial de 2014 de basquetebol feminino (Getty Images/Stringer)
Após os Estados Unidos saírem na frente ao conquistar a primeira vaga feminina de basquetebol para os Jogos Rio 2016 no Campeonato Mundial de 2014, é chegada a vez das seleções europeias terem a sua segunda chance de classificação para o maior evento esportivo do mundo. A oportunidade começa nesta quinta-feira (11), quando tem início o EuroBasket Women 2015, torneio que vai reunir os principais times do velho continente. O evento será realizado, pela primeira vez, em dois países, Hungria e Romênia, e termina no próximo dia 28. Além do título europeu, as vencedoras vão carimbar o passaporte rumo aos Jogos do Rio no ano que vem.
Ao todo, 20 seleções estão escaladas para a fase de grupos. No grupo A, estão França, Montenegro, República Tcheca, Romênia e Ucrânia. No B, Bielorrússia, Itália, Grécia, Polônia e Turquia. No C, Croácia, Grã-Bretanha, Letônia, Rússia e Sérvia. No D, Eslováquia, Espanha, Hungria, Lituânia, e Suíça.
As três melhores de cada grupo seguem na competição rumo à grande final, marcada para o próximo dia 28. As apostas estão com a Espanha, que foi vice campeã mundial em 2014 e campeã europeia em 2013. A concorrência deve vir principalmente da França e Rússia, as próximas no ranking de equipes da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) após o Mundial de 2014.
O campeonato europeu é o primeiro dos cinco torneios classificatórios continentais do Rio 2016. Em seguida, será o torneio das Américas (de 9 a 16 de agosto, no Canadá); o da Oceania (de 15 a 17 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia); o da Ásia (de 29 de agosto a 5 de setembro, na China); e o da África (de 24 de setembro a 3 de outubro, em Camarões).
As demais vagas serão definidas por meio do Pré-Olímpico Mundial, marcado para junho de 2016. Caso não se classifique para ser o representante das Américas, o Brasil pode ocupar a 12ª vaga por meio de convite da Fiba – a decisão está prevista para agosto deste ano.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.