Campeões do golfe nos Jogos Olímpicos Rio 2016 terão vaga nos principais torneios
Federação Internacional assegura aos vencedores convites para as competições mais cobiçadas da próxima temporada
Federação Internacional assegura aos vencedores convites para as competições mais cobiçadas da próxima temporada
Americano Bubba Watson, 4º do mundo, quer competir nos Jogos Rio 2016 (Getty Images/Harry How)
O golfe fará sua reestreia Olímpica nos Jogos Rio 2016 - e os melhores golfistas do mundo receberam um incentivo a mais para disputar a medalha de ouro. Além de disputar o primeiro título Olímpico do esporte em 112 anos, os atletas agora brigam por um privilégio: quem levar a medalha de ouro no Rio de Janeiro estará garantido em todo os principais torneios do ano que vem.
A medida eleva o nível tanto das competições Olímpicas quanto dos chamados torneios "major". O campeão Olímpico terá presença garantida no PGA Championship, no British Open, no Masters e no US Open. A campeã Olímpica, por sua vez, vai ter assegurada a participação nos quatro "majors" de 2017 e no Evian Championhsip 2016 (disputado após os Jogos).
Quer entender tudo de golfe? Confira o infográfico Rio 2016
Billy Payne, diretor executivo do Golf Club de Augusta
O cobiçado Masters começa nesta semana, no tradicional Golf Club de Augusta, nos Estados Unidos, e os diretores executivos dos principais torneios reafirmaram o apoio ao campeonato Olímpico de golfe.
"Novas plateias em todo o mundo, algumas alcançadas pela primeira vez, serão conquistadas pelo golfe nos Jogos Olímpicos. Muitos torcedores vão conhecer e aprender sobre os heróis e os atletas incríveis que o golfe tem a oferecer", disse Billy Payne, que foi diretor executivo no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Atlanta 1996. "Com essa maior visibilidade, queremos aumentar a participação no nosso esporte."
Número 1 do mundo, Jordan Spieth diz que seria "incrível" participar dos Jogos Rio 2016

No Rio de Janeiro, 60 homens e 60 mulheres vão participar das competições de golfe. Os 15 melhores do ranking mundial do esporte garantem vaga Olímpica - respeitando o limite de quatro golfistas por país, por gênero. Com essa limitação, o torneio Olímpico aparece como uma boa oportunidade para atletas com menor ranking e de países com menor tradição no esporte conseguirem projeção.
"No nosso ponto de vista, não importa se o campeão Olímpico será um golfista do topo do ranking mundial ou se é um atleta que vai viver um conto de fadas com o título. Será positivo, de qualquer maneira", disse Pete Bevacqua, diretor executivo da PGA na América. "Será bom, será uma grande história para o golfe", finalizou.
Golfistas elogiam Campo Olímpico de Golfe após evento-teste
Acompanhe o ranking masculino de classificação Olímpica no golfe
Acompanhe o ranking feminino de classificação Olímpica no golfe