Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Campeões do Campeonato Sul-Americano de rugby sevens vão se garantir no Rio 2016

Por Rio 2016

Torneio acontece entre os dias 04 e 07 de junho, na Argentina, e vale a sexta vaga Olímpica do esporte para homens e mulheres

Campeões do Campeonato Sul-Americano de rugby sevens vão se garantir no Rio 2016

Entre os homens, a seleção argentina é a favorita a alcançar a vaga Olímpica (Warren Little/Getty Images)

Países da África, América do Norte, Europa e Oceania já conquistaram vaga para a disputa do rugby sevens nos Jogos Rio 2016 - no próximo fim de semana, um tempero latino será adicionado ao torneio Olímpico do esporte. Nesta sexta-feira (05), começa em Santa Fé, na Argentina, o Campeonato Sul-Americano de rugby sevens, e as seleções campeãs tanto no masculino, quanto no feminino, que serão conhecidas no próximo domingo (07), garantem vaga para os Jogos Olímpicos do ano que vem.
 
O torneio é disputado em pontos corridos, com todas as seleções se enfrentando entre si: o país que somar o melhor desempenho será o vencedor. Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela são as seleções do torneio para os homens. No feminino, a Costa Rica também participa. Como país-sede, o Brasil já tem vaga garantida para os Jogos Rio 2016 tanto no masculino, quanto no feminino, e não disputará o torneio. 
 
Entre as mulheres, o torneio conhecerá um campeão inédito: as Tupis do Brasil venceram todas as dez edições do Campeonato Sul-Americano disputadas até hoje - sem perder ou empatar uma única partida. Com a ausência das brasileiras, a Colômbia e a Argentina, que se alternaram entre a medalha de prata desde 2005, são as favoritas para alcançar a vaga Olímpica e se juntar a Brasil, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia, cujas seleções femininas já estão garantidas no Rio 2016.
 
No masculino, a supremacia é da Argentina. Los Pumas, como são conhecidos os jogadores argentinos, só deixaram de vencer a competição em 2012, quando o Uruguai surpreendeu e deixou os favoritos com a medalha de prata. O campeão do torneio estará classificado para os Jogos Olímpicos ao lado de África do Sul, Brasil, Grã-Bretanha, Fiji e Nova Zelândia.
 
Com a confirmação dos campeões sul-americanos, metade das seleções classificadas para o torneio Olímpico de rugby sevens já será conhecida. As quatro primeiras vagas tanto no masculino quanto no feminino foram decididas pela Série Mundial. Como país-sede, o Brasil está garantido nas disputas masculina e feminina. Outros cinco campeões continentais (América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania), que serão conhecidos no segundo semestre de 2015, também estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016.
 
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.