Nas arquibancadas, brasileiros começam a viver o sonho Olímpico
Torcedores que acompanharam a primeira rodada do futebol feminino relatam orgulho por fazer parte de momento histórico para o país
Torcedores que acompanharam a primeira rodada do futebol feminino relatam orgulho por fazer parte de momento histórico para o país
Linda e Patrícia (à esquerda) estão hospedadas na casa de Francisco e planejam curtir os Jogos intensamente (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)
Os eventos esportivos dos Jogos Rio 2016 começaram nesta quarta (3), dois dias antes da cerimônia de abertura. E o orgulho por presenciar um momento histórico, na primeira vez em que os Jogos Olímpicos são disputados na América do Sul, foi o sentimento dominante nos torcedores que estiveram no Estádio Olímpico para acompanhar a rodada dupla da primeira fase do futebol feminino. Mas, apenas comemorar a chegada do momento tão esperado não basta: eles querem desfrutar intensamente das próximas semanas e acompanhar de perto outros esportes, como voleibol, vôlei de praia, natação e atletismo.
O ator cearense Francisco de Assis, que mora no Rio, está hospedando amigas, que são professoras de Educação Física e vieram à cidade para os Jogos. “O clima em casa é de alegria e felicidade”, afirmou.
Patrícia Guedes veio de Fortaleza. “Sempre fui atleta (praticou futebol, handebol e basquetebol) e hoje trabalho com o esporte em escolas. Estou vivendo um sonho. Participar dos Jogos Olímpicos em casa é uma emoção muito grande”, contou.
“Para quem foi atleta, a energia é muito maior. Vai ficar na minha história e vou passar para meus filhos e netos", garantiu Linda Souza, que veio de João Pessoa (PB).
Luri, Mirtes e Carmela estão no começo de uma maratona Olímpica (Foto: Rio2016/Valéria Zukeran)
Luri Carmem Martins veio especialmente de Passo Fundo (RS) para acompanhar de perto os Jogos Rio 2016. “É emocionante. Só estando aqui para entender este sentimento”, descreveu a professora aposentada, que veio na companhia de amigas. “Há dois anos estamos nos organizando para estar neste evento”.
Segundo Luri, a programação do grupo é extensa, com ingressos para 22 eventos que incluem esgrima, taekwondo, atletismo, vôlei de praia e futebol, entre outros. “O nosso preferido é o voleibol”, disse outra integrante do grupo, Mirtes Ceratti, que veio junto com a irmã, Carmela. “Queremos ver o Brasil e o (Matt) Anderson, dos Estados Unidos. Está tudo organizado, muito bonito”.
Zilda organizou a ida ao Estádio Olímpico um dia antes e tudo deu certo (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)
E até quem não planejou com tanta antecedência aproveitou bastante. A aposentada Zilda Carneiro comprou ingressos de última hora para ela e sua família. “Não tive dificuldades para chegar, foi tudo tranquilo.Agora queremos ver o voleibol. Estamos tentando comprar ingressos” ”, disse a carioca, que mora no bairro do Grajaú.