Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Nas arquibancadas, brasileiros começam a viver o sonho Olímpico

Por Valeria Zukeran

Torcedores que acompanharam a primeira rodada do futebol feminino relatam orgulho por fazer parte de momento histórico para o país

Nas arquibancadas, brasileiros começam a viver o sonho Olímpico

Linda e Patrícia (à esquerda) estão hospedadas na casa de Francisco e planejam curtir os Jogos intensamente (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

Os eventos esportivos dos Jogos Rio 2016 começaram nesta quarta (3), dois dias antes da cerimônia de abertura. E o orgulho por presenciar um momento histórico, na primeira vez em que os Jogos Olímpicos são disputados na América do Sul, foi o sentimento dominante nos torcedores que estiveram no Estádio Olímpico para acompanhar a rodada dupla da primeira fase do futebol feminino. Mas, apenas comemorar a chegada do momento tão esperado não basta: eles querem desfrutar intensamente das próximas semanas e acompanhar de perto outros esportes, como voleibol, vôlei de praia, natação e atletismo.

O ator cearense Francisco de Assis, que mora no Rio, está hospedando amigas, que são professoras de Educação Física e vieram à cidade para os Jogos. “O clima em casa é de alegria e felicidade”, afirmou.

Patrícia Guedes veio de Fortaleza. “Sempre fui atleta (praticou futebol, handebol e basquetebol) e hoje trabalho com o esporte em escolas. Estou vivendo um sonho. Participar dos Jogos Olímpicos em casa é uma emoção muito grande”, contou.

“Para quem foi atleta, a energia é muito maior. Vai ficar na minha história e vou passar para meus filhos e netos", garantiu Linda Souza, que veio de João Pessoa (PB).

Luri, Mirtes e Carmela estão no começo de uma maratona Olímpica (Foto: Rio2016/Valéria Zukeran)

Luri Carmem Martins veio especialmente de Passo Fundo (RS) para acompanhar de perto os Jogos Rio 2016. “É emocionante. Só estando aqui para entender este sentimento”, descreveu a professora aposentada, que veio na companhia de amigas. “Há dois anos estamos nos organizando para estar neste evento”.

Brasil vence a China na estreia do futebol feminino

Segundo Luri, a programação do grupo é extensa, com ingressos para 22 eventos que incluem esgrima, taekwondo, atletismo, vôlei de praia e futebol, entre outros. “O nosso preferido é o voleibol”, disse outra integrante do grupo, Mirtes Ceratti, que veio junto com a irmã, Carmela. “Queremos ver o Brasil e o (Matt) Anderson, dos Estados Unidos. Está tudo organizado, muito bonito”.

Zilda organizou a ida ao Estádio Olímpico um dia antes e tudo deu certo (Foto: Rio 2016/Valéria Zukeran)

E até quem não planejou com tanta antecedência aproveitou bastante. A aposentada Zilda Carneiro comprou ingressos de última hora para ela e sua família. “Não tive dificuldades para chegar, foi tudo tranquilo.Agora queremos ver o voleibol. Estamos tentando comprar ingressos” ”, disse a carioca, que mora no bairro do Grajaú.

Compre ingressos para os Jogos Olímpicos