Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Brasil começa bem no futebol e vence a China por 3 a 0

Por Rio 2016

Com gols da zagueira Mônica e das atacantes Andressa Alves e Cristiane, seleção estreia com vitória no Estádio Olímpico

Brasil começa bem no futebol e vence a China por 3 a 0

Andressa Alves e a capitã Marta comemoram o segundo gol da vitória brasileira sobre a China (Foto: Getty Images/Buda Mendes)

A torcida compareceu, apoiou e a seleção feminina de futebol do Brasil correspondeu. Primeira equipe do país a entrar em ação no Rio 2016, o time comandado pelo técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, estreou com vitória nos Jogos Olímpicos ao derrotar a China por 3 a 0, na tarde desta quarta (3), no Estádio Olímpico, o Engenhão.

Vice-campeão Olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008, o Brasil atuou de forma ofensiva e dominou o jogo desde o início. A equipe conseguiu superar a defesa chinesa pela primeira vez aos 36 minutos do primeiro tempo, quando a zagueira Mônica aproveitou rebote de falta cobrada na área e tocou de cabeça, no canto direito, para abrir o placar.

No segundo tempo, aos 14, Marta foi lançada pela direita, invadiu a área e cruzou para Andressa Alves, livre, marcar o segundo. No último minuto de jogo, após nova cobrança de falta, Cristiane, maior artilheira da história dos Jogos, subiu mais que a defesa chinesa e desviou para o fundo das redes.

"Marcar três gols na China, com toda a pressão que tínhamos, foi perfeito. Elas são um time muito difícil de enfrentar. Estavam jogando com dez na defesa, mas como conseguimos marcar no primeiro tempo, elas precisaram sair mais e tivemos mais espaço", analisou Marta.

Com três pontos, o Brasil se iguala à Suécia, que também estreou com vitória, na liderança do Grupo E. A duas equipes se enfrentarão no sábado (6), no Estádio Olímpico, às 22h. Nos mesmos dia e local, a China joga contra a África do Sul, às 19h.

Canadá vence com gol relâmpago

Janine Beckie festeja gol mais rápido da história dos Jogos (Foto: Getty Images/Alexandre Schneider)

Na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), o Canadá também estreou com vitória. Medalhista de bronze em Londres 2012, a equipe derrotou a Austrália por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo F.

As canadenses abriram o placar com o gol mais rápido da história do torneio feminino de futebol dos Jogos Olímpicos. Logo em seu primeiro ataque, com o relógio marcando 19 segundos, a atacante Janine Beckie recebeu cruzamento na área e marcou.

Na segunda etapa, mesmo com uma jogadora a menos (a zagueira Shelina Zadorsky foi expulsa), as canadenses conseguiram ampliar. Aos 34, em rápido contra-ataque, Christine Sinclair foi lançada, driblou a goleira Lydia Williams e tocou para o gol vazio.

Confira o calendário do futebol