Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Boulevard Olímpico: arte para os olhos e descanso para o bolso

Por Rio 2016

Artistas famosos fazem intervenções entre a Praça XV e o Armazém 8, no Centro do Rio

Boulevard Olímpico: arte para os olhos e descanso para o bolso

Obra de Rita Wainer é uma das atrações (Foto: Rio 2016/Julio Stotz)

O francês JR e os brasileiros Vik Muniz e Rita Wainer são alguns dos artistas renomados que deixaram suas marcas nesta semana no Boulevard Olímpico, um espaço público recém-inaugurado no Centro do Rio de Janeiro. As obras de artes se destacam entre as muitas atividades gratuitas ligadas aos Jogos Rio 2016 no Boulevard, que se estende por 3,5 km da Praça XV ao Armazém 8.

Além da pira Olímpica e do grafiteiro Eduardo Kobra, que pintou um mural com 190 metros de comprimento, outras atrações populares são uma instalação coletiva do francês JR e uma obra do artista plástico Vik Muniz, um dos diretores criativos da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

"Gosto de misturar algo material com algo imagético. Quando abarroto uma coisa, ela deixa de ser aquilo que tem que ser, parece que estou subvertendo a utilidade dela", disse Vik, que cobriu a fachada de um prédio, num trabalho que chamou de "Uniforme Amarrotado".

Já JR trouxe seu projeto Inside Out, no qual o público é convidado a tirar retratos numa cabine, imprimir seus rostos em grandes lambe-lambes e aplicá-los na fachada de um prédio ou no chão do Boulevard, perto do Armazém 3. A instalação acontece até domingo (14), e as filas para tirar foto são longas.

A artista Rita Wainer pintou numa grande fachada o rosto de uma garota de longos cabelos, com a frase "Saudade é Amor, te sigo esperando". "Como o mural é de frente para o mar, é como se ela estivesse esperando o marinheiro chegar. É como uma conversa deles", disse Rita.

Todo dia às 18h30, uma projeção de Paulinho Sacramento, criador do festival de Vídeo Mapping do Rio, toma conta do edifício A Noite, na Praça Mauá, com imagens lúdicas que usam tecnologia 3D para criar ilusões de ótica.

Outros três artistas estão finalizando suas obras no local: Camiz Camila, Wark Rocinha e Guilherme Kid.