Belarus se junta a China, França, Espanha e Turquia no basquetebol feminino dos Jogos Rio 2016
Vitória de Belarus, que tirou a vaga da República da Coreia, teve a liderança da norte-americana naturalizada Lindsey Harding
Vitória de Belarus, que tirou a vaga da República da Coreia, teve a liderança da norte-americana naturalizada Lindsey Harding
Seleção feminina da Belarus não deu chance às coreanas no torneio classificatório em Nantes e ficou com a quinta e última vaga para o torneio Olímpico
A seleção feminina de basquetebol de Belarus conseguiu a quinta e última vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no domingo (19), ao vencer a República da Coreia por 56 a 39, no Torneio Classificatório disputado em Nantes, na França. As outras quatro seleções classificadas através do Classificatório são China, França, Espanha e Turquia.
Depois do sexto lugar em Pequim 2008, Belarus não se classificou para Londres 2012, mas agora dá a volta por cima. No domingo, a equipe europeia abriu 12 pontos e chegou a ver as coreanas empatarem no segundo quarto, mas conseguiu se impor novamente e assegurar a vitória.
Compre ingressos para o basquetebol do Rio 2016
Lindsey Harding, norte-americana nascida no Alabama que defende Belarus, terminou como a cestinha do jogo, com 17 pontos. “Estou muito feliz por ter conseguido a vaga para os Jogos Olímpicos”, comentou Lindsey. “Era meu objetivo da vida inteira, e alcançá-lo me traz uma sensação maravilhosa. Nós trabalhamos muito duro para estarmos aqui e valeu a pena. Rio, aí vamos nós!”
A Espanha também volta aos Jogos Olímpicos depois de ficar fora de Londres 2012.
No torneio feminino de basquetebol, das cinco seleções que se classificaram em Nantes para o Rio 2016, Belarus, Turquia e França estão no Grupo A, com Brasil, Austrália e Japão. China e Espanha ficam no Grupo B, com as atuais campeãs Olímpicas dos Estados Unidos, mais Canadá, Sérvia e Senegal.
A competição Olímpica de basquetebol feminino terá jogos entre 6 e 20 de agosto. Na primeira fase, em cada grupo jogam todos contra todos. Os quatro melhores times de cada chave avançam para o mata-mata.
A Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, é o principal local de competição para o basquetebol, mas também haverá jogos femininos na Arena da Juventude, em Deodoro.