Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Basquetebol feminino da Sérvia vence o campeonato europeu e está classificado para o Rio 2016

Por Rio 2016

Com o 6º lugar no torneio, seleção da Rússia está fora dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde o boicote a Los Angeles 1984

Basquetebol feminino da Sérvia vence o campeonato europeu e está classificado para o Rio 2016

As irmãs Ana Dabovic (à esquerda) e Milica Dabovic comemoram a vitória no Campeonato Europeu e a vaga garantida nos Jogos Rio 2016 (EuroBasket Women 2015)

O Campeonato Europeu Feminino de Basquete terminou neste domingo (28), em Budapeste (Hungria), classificando a Sérvia, campeã, para os Jogos Olímpicos Rio 2016, conforme divulgado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Na partida final do torneio, a Sérvia – que jamais havia subido ao pódio no Europeu – derrotou a França por 76 a 68. Na decisão do terceiro lugar, a Espanha venceu a Bielorrússia por 74 a 58. A Sérvia se junta aos EUA – vencedora da Copa do Mundo 2014 – como as únicas seleções com vaga garantida no Rio 2016 (Acompanhe aqui a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes).

Cestinha da partida final, com 25 pontos, a sérvia Ana Dabovic foi eleita a “jogadora mais valiosa” do campeonato. França, Espanha, Bielorrússia e Turquia – que terminou o Europeu em 5º lugar, após uma vitória sobre a Rússia na prorrogação, por 68 a 66 – terão uma nova oportunidade de se classificar para os Jogos Rio 2016, durante o Torneio Mundial de Qualificação Olímpica, que acontece em junho de 2016.

Em paralelo aos finalistas, o Europeu teve como destaque negativo a Rússia. Com o 6º lugar no torneio, o basquetebol feminino do país está fora dos Jogos Olímpicos pela primeira vez desde o boicote aos Jogos Los Angeles 1984 (quando ainda fazia parte da União Soviética). A perda é significativa: as russas são as únicas não americanas a conquistar uma medalha de ouro Olímpica: em Montreal 1976 e Moscou 1980 (como União Soviética) e Barcelona 1992 (Como Seleção Unificada, ex-URSS). Em Atenas 2004 e Pequim 2008, as russas ficaram com a medalha de bronze, mas terminaram Londres 2012 em 4º lugar. Em 2014, o país não conseguiu se classificar para o Campeonato Mundial.

O Europeu 2015 reuniu 20 países, que, na primeira fase, foram divididos em quatro grupos. As três primeiras de cada chave avançaram à segunda fase, disputada em dois grupos. As quatro primeiras de cada chave classificaram-se para as quartas de final, quando as partidas se tornaram eliminatórias. Na última edição do Europeu, em 2013, na França, a dona da casa também havia ficado em 2º lugar, com a Espanha em 1º e a Turquia em 2º.

Entre os homens, os americanos também já garantiram sua classificação para o Rio 2016, como vencedores da Copa do Mundo 2014, derrotando coincidentemente a Sérvia. O Campeonato Europeu masculino acontecerá em setembro, garantindo aos dois finalistas a vaga Olímpica.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.