Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Australian Open acirra a corrida pela classificação para os Jogos Rio 2016 entre estrelas do badminton

Por Rio 2016

Evento da Superseries é um dos principais para a formação do ranking mundial do esporte

Australian Open acirra a corrida pela classificação para os Jogos Rio 2016 entre estrelas do badminton

Os coreanos Yoo Yeon Sung e Lee Yong Dae foram os únicos a defenderem o título conquistado em 2014 (Getty Images)

O Parque Olímpico de Sydney, na Austrália, confirmou a sua vocação para o esporte e recebeu alguns dos maiores nomes do badminton neste fim de semana. Lá foi realizado o  Australian Open 2015, quinta etapa da Superseries da temporada. Além de consagrar alguns dos principais atletas, o torneio vale pontos para o ranking mundial que vai definir os atletas classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em maio do ano que vem.

Na competição de simples masculino, o chinês Chen Long, atual número 1 do mundo, confirmou o favoritismo ao vencer com facilidade a partida final contra o dinamarquês Viktor Axelsen. Já entre as mulheres, Carolina Marín fez história e conseguiu quebrar o domínio asiático no torneio. A espanhola, que também é atual campeã mundial, saiu vitoriosa do embate final contra Wang Shixian, da China, garantindo o ouro na competição feminina de simples.

Nas duplas masculinas, a Coréia do Sul bateu a China na final, fazendo de Yoo Yeon Sung e Lee Yong Dae os únicos a defenderem o título no torneio. Mas a sorte chinesa virou com o torneio feminino, que teve duas duplas na final. Ma Jin e Tang Yuanting acabaram vencendo as compatriotas Tang Jinhua e Tian Qing em uma partida apertada que só terminou com o desempate no terceiro set.

Já na competição mista, Hong Kong triunfou sobre a China, com vitória  de  Lee Chung Hei e Chau Hoi Wah sobre Liu Cheng e Bao Yixin por 2 sets a 1.

A Superseries é um dos principais eventos em número de pontos para formação do ranking mundial da Federação Internacional de Badminton (BWF). Os vencedores de cada uma das cinco provas somaram 9.200 pontos, enquanto o segundo lugar levou 7.800. Os demais participantes somaram de 40 a 6.420 pontos, de acordo com a sua classificação no torneio (confira todos os resultados).

Ao todo, 172 atletas disputarão as cinco provas do badminton nos Jogos Rio 2016 – simples e duplas masculino e feminino, além das duplas mistas. Cada país pode inscrever até 2 atletas para as provas de simples e 4 para duplas. Os melhores colocados de cada país no ranking de 5 de maio se qualificam. 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.