Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Austrália e Canadá garantem vaga no torneio de basquetebol dos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

O país da Oceania classificou suas seleções masculina e feminina, enquanto as canadenses conquistaram seu segundo torneio continental em um mês

Austrália e Canadá garantem vaga no torneio de basquetebol dos Jogos Rio 2016

Atletas da Austrália venceram uma partida disputada contra os rivais da Nova Zelândia (FIBA)

O basquetebol mundial vive dias movimentados, com o término dos torneios continentais das Américas e da Oceania, cujos vencedores garantiram vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No Campeonato Feminino da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) Américas, realizado na cidade canadense de Edmonton, as donas da casa se sagraram campeãs. Foi o segundo ouro consecutivo para a seleção em menos de um mês, após a conquista dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Com a vitória em Edmonton, as canadenses obtiveram a vaga no torneio Olímpico, conforme divulgado pelo site da Federação Internacional.

(Acompanhe a corrida pela classificação em todos os esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016)

Como em Toronto, o nome da seleção canadense em Edmonton foi Kia Nurse, considerada a jogadora mais valiosa da competição e cestinha da partida final, contra Cuba, que terminou em 82 a 66. Cuba – campeã da edição passada do campeonato, em 2013, sobre o mesmo Canadá – terá nova chance de conquistar a vaga nos Jogos Rio 2016 no Torneio de Qualificação Olímpica, no ano que vem.  O torneio terá também a participação da Argentina, que terminou o Campeonato das Américas com a medalha de bronze, numa vitória apertada de 66 a 59 sobre o Brasil.

Australia's women's basketball team beat New Zealand to qualify for Rio 2016

As mulheres da Austrália também superaram a Nova Zelândia, garantindo pela sexta vez seu lugar no torneio Olímpico (Foto: FIBA)
 
Já no torneio da Oceania, só deu Austrália, que carimbou o passaporte para o Rio 2016 tanto no torneio masculino, como no feminino, conforme divulgado no site da Federação Internacional. Os australianos ganharam as duas partidas da final contra a Nova Zelândia – a primeira, em Melbourne, por 71 a 59, e a segunda, em Wellington, por 89 a 79. Eles seguiram exemplo das mulheres do país, que, na véspera, também haviam vencido o torneio, após vitórias sobre a mesma Nova Zelândia – 61 a 41 no primeiro jogo, em Melbourne, e 80 a 63 no segundo, em Tauranga.

Com cinco medalhas Olímpicas no currículo, as australianas disputarão no Rio 2016 seus sextos Jogos. Técnico da seleção, Brendan Joyce comemorou:

“Estamos indo para os Jogos Olímpicos. Eu havia me esquecido disso até uns 10 minutos após a partida, e então pensei: estamos indo para o Rio”

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.