Atletas começam a curtir a Vila, que passa pelos últimos ajustes para os Jogos Olímpicos
Prefeita do espaço, Janeth Arcain diz que 600 homens trabalham para concluir as últimas obras, enquanto hóspedes fazem fotos e mostram sua satisfação
Prefeita do espaço, Janeth Arcain diz que 600 homens trabalham para concluir as últimas obras, enquanto hóspedes fazem fotos e mostram sua satisfação
Vila dos Atletas começa a receber os hóspedes para os Jogos Olímpicos (Foto: Getty Images/Buda Mendes)
A Vila dos Atletas está em clima de Jogos Olímpicos. Os primeiros visitantes já se instalaram, e os últimos ajustes são feitos para receber os hóspedes da melhor forma possível. Nesta segunda-feira (25), a ex-jogadora de basquetebol Janeth Arcain, prefeita do local, conferiu de perto o trabalho das equipes de manutenção, enquanto os donos da festa registraram em fotos sua empolgação.
"As coisas estão caminhando muito rápido, tenho certeza de que nesta semana todos os ajustes necessários serão realizados", disse Janeth. "Mais de 600 pessoas estão trabalhando aqui para resolver tudo. E a própria empresa que construiu a Vila está checando lâmpada por lâmpada, banheiro por banheiro", disse.
Já estão na Vila atletas de países como Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, Japão, Países Baixos, Holanda, Quênia, Bélgica e Brasil.
Instalado na Vila dos Atletas desde a noite de domingo (24), o atleta da seleção queniana de rugby Samuel Joseph aproveitou o dia para visitar todas as instalações. "A academia é excelente e tem tudo o que é necessário para nós", disse. "Queremos aproveitar o Rio, mas nos próximos dias o treinamento será intenso e temos de nos concentrar. Mas, depois, visitarei o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar", planeja.
Atleta do rugby, o queniano Samuel Joseph fez elogios à academia (Foto Rio 2016/Ernesto Neves)
Já o alemão Franz Anton, da canoagem, desembarcou na Vila na segunda-feira e aproveitou a caminhada para fotografar os pontos mais bonitos do local, ao lado de outros membros da delegação alemã. "O que mais me impressiona é o tamanho monumental da Vila. Tirando alguns ajustes finais, que devem ser resolvidos nos próximos dias, tudo parece perfeito", disse.
Essa é a quinta passagem do atleta pelo Rio, que ele rotineiramente visita para treinar. "Já conheço até lugares escondidos, como a Pedra do Telégrafo. Mas é uma cidade linda e estou em busca de novas atrações", afirmou.
Franz Anton, da Alemanha: caminhada e selfies na Vila (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
As canadenses do futebol feminino, bronze em Londres 2012, anunciaram a chegada com uma foto do time.
O time feminino de hóquei sobre grama dos Países Baixos também fotografou na Vila.
O compatriota Jeroen Hertzberger, da equipe masculina da modalidade, fez uma foto noturna..
A delegação australiana, que adiou a entrada na Vila até que sejam feitos os últimos ajustes, planeja se instalar no local na quarta-feira (27). "Realmente dissemos que há questões a serem resolvidas na Vila. Mas não existe razão para colocar a culpa em ninguém, ou dizer como as coisas deveriam ser feitas. É uma questão de trabalho em equipe", disse a chefe de missão da Austrália Kitty Chiller, que foi acompanhada pela boxeador Shelley Watts na entrevista coletiva concedida nesta segunda.
Chiller ainda destacou a beleza do Rio e o espírito amistoso dos cariocas. "É um belo país, uma bela cidade e uma bela população", declarou, destacando o trabalho sobretudo dos voluntários. "Tenho que dizer que eles são absolutamente maravilhosos".