Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Atletas Paralímpicos fazem do esporte uma grande brincadeira em escola do Rio

Por Rio 2016

Evento em colégio do Transforma festejou a proximidade do marco de um ano para os Jogos Paralímpicos

Atletas Paralímpicos fazem do esporte uma grande brincadeira em escola do Rio

O velocista Richard Browne joga voleibol sentado com alunos da escola do Transforma (Gabriel Nascimento/Comitê Rio 2016)

Na esgrima, a espada é de jornal enrolado. No golfe, o taco e o buraco são feitos de papelão. A bola do futebol de 5 é envolta em um papel de plástico, para fazer barulho.

Os equipamentos que os alunos do colégio Francisca Paula de Jesus, no Méier, Zona Norte do Rio – integrante do Transforma, Programa de Educação do Rio 2016 – usaram para praticar esportes na tarde desta quinta-feira (03) foram todos de brinquedo. A percepção do que se tratam os Jogos Paralímpicos foi, porém, totalmente real:

“Estamos aqui aprendendo sobre amizade, sobre respeito, companheirismo, socialização. E esses são valores que não são importantes só para o esporte, mas para a nossa vida fora daqui”, disse Júlia Oliveira, de 16 anos.

Júlia era uma das cerca de 50 crianças que acompanharam a visita à escola dos atletas Paralímpicos Jason Smyth – natural da Irlanda, medalha de ouro em Pequim 2008 e Londres 2012 nos 100m e 200m categoria T13, considerado o “Bolt Paralímpico” –, David Brown – dos Estados Unidos, recordista mundial dos 100m categoria T11 – e Richard Browne – também norte-americano, prata em Londres 2012 categoria T44.

Neste domingo (7), quando se comemora o marco de um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, os velocistas, mesmo pertencentes a classificações funcionais diferentes, correrão entre si, numa competição amistosa na Lagoa.

“Um evento como este é importante porque vejo o futuro do Movimento Paralímpico. Estive no Brasil em 2013 e havia algo como dez pessoas. Hoje isso aqui (o ginásio da escola) está lotado, há muito interesse por parte da imprensa. Percebo que a próxima geração irá se beneficiar muito dos Jogos Rio 2016”, disse Richard Browne.

“Somos todos grandes atletas, independente do país ou da dificuldade. E em todo grande atleta você encontrará uma história pessoal de superação. Este é o ensinamento do esporte: não importa o que a vida lhe apresente, você poderá enfrentar”, disse Jason Smyth.

Diante de uma arquibancada barulhenta, como convém às melhores torcidas, alunos fizeram gols contra o “goleiro” vendado Richard Browne e disputaram uma corrida de ida e volta pelo ginásio contra todos os velocistas – mais o Tom, mascote Paralímpico, que ainda mal terminava o percurso de ida quando David Brown, acompanhado de seu guia, já cruzava a “linha de chegada”.

David Brown (com seu guia), Tom, Richard Browne e Jason Smyth (de óculos), se preparam para disputar uma corrida (foto: Gabriel Nascimento/Comitê Rio 2016)

Inicialmente à distância, mas aos poucos entrando na confraternização, um grupo de observadores do Comitê Organizador dos Jogos Tóquio 2020 acompanhava o evento, com o objetivo de aprender sobre o Transforma. Para eles, a “estrela” foi Igor Azevedo, de 16 anos.

“Eu falei sobre a alegria de participar do programa, da importância dessas convivências com atletas para que a gente aprenda sobre todos os esportes, Olímpicos e Paralímpicos. Falei de como é bom estar recebendo em casa”, comentou Igor, em entrevista sobre a entrevista.