Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Atleta Olímpico Independente leva o ouro no tiro esportivo

Por Rio 2016

Nascido no Kuwait, Fehaid Aldeehani venceu a disputa na fossa double e entrou para história

Atleta Olímpico Independente leva o ouro no tiro esportivo

Fehaid Aldeehani (ao centro) é o primeiro Atleta Olímpico independente campeão na história (Foto: Getty Images/Sam Greenwood)

Um dos nove integrantes da equipe de Atletas Olímpicos Independentes, criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para permitir que atletas que não são filiados a nenhum Comitê Olímpico Nacional compitam nos Jogos Olímpicos, brilhou nesta quarta (10). Nascido no Kuwait, Fehaid Aldeehani levou o ouro na prova da fossa double do tiro esportivo e levou a bandeira Olímpica ao todo do pódio no Centro Olímpico de Tiro. Ele é o primeiro Atleta Olímpico independente a ganhar o ouro nos Jogos.

Aldeehani, de 49 anos, conquistou sua terceira medalha Olímpica na carreira – ele competiu nas últimas seis edições dos Jogos por seu país e ganhou o bronze na fossa double em Sydney 2000 e na fossa Olímpica em Londres 2012.

"É muito especial finalmente conquistar o ouro. Hoje era o meu dia e isso é muito especial para o meu país. Foi um dia muito difícil, mas consegui me superar", disse o atirador do Kuwait.

No Rio 2016, o veterano atirador levou o ouro com ao superar o italiano Marco Innocenti por 26 a 24 na série final, que foi para o desempate. O bronze foi para o britânico Steven Scott, que superou o compatriota Kim Kneale por 30 a 28 na disputa de terceiro lugar.

Jin Jongoh faz história

Jin Jongoh, da República da Coreia, conquistou o tricampeonato da pistola 50m (Foto: Getty Images/Sam Greenwood)

Na pistola 50m, Jin Jongoh, da República da Coreia, ganhou seu terceiro ouro consecutivo e fez história tornando-se o primeiro atleta do esporte tricampeão Olímpico na mesma prova. Jongon anotou 193.7 pontos na série decisiva e superou o vietnamita Vinh Xuan Hoang, que chegou a 191.3 pontos. O bronze foi para Kim Song Guk, da República Popular Democrática da Coreia, que obteve 172.8 pontos.

“Tenho três ouros nos Jogos Olímpicos, mas essa foi a que me deixou mais feliz e a que mais valorizo, porque foi a competição mais disputada e onde mais fui pressionado. Fui mal na pistola de ar 10m e queria ir melhor hoje, por isso fiquei nervoso”, confessou Jongon.

Os brasileiros Julio Almeida e Felipe Wu, que conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Rio 2016, disputaram a prova, mas caíram logo na etapa eliminatória. Nesta quinta (11), acontece as disputas carabina 3 posições 50m feminina.

Confira o calendário do tiro esportivo