Astros do goalball estreiam quadra do Parque Olímpico da Barra
Apresentação na Arena do Futuro fez parte da comemoração pelo marco de um ano para os Jogos Paralímpicos
Apresentação na Arena do Futuro fez parte da comemoração pelo marco de um ano para os Jogos Paralímpicos
Atuais campeões mundiais foram os primeiros a jogar na instalação (Rio 2016/Alex Ferro)
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 só começam em 364 dias, mas, nesta terça-feira (8), já foi possível sentir o clima do maior evento de paradesporto mundial no Parque Olímpico da Barra. Atletas da seleção brasileira de goalball simularam uma partida da modalidade, estreando a recém-construída quadra da Arena do Futuro, palco das competições Paralímpicas desse esporte em 2016 (assista abaixo).
A exibição aconteceu durante evento organizado pela Prefeitura do Rio para celebrar o marco de um ano para os Jogos Paralímpicos e apresentar a instalação à imprensa.
A partida contou com Alexsander, José Márcio, José Roberto, Leomon, Leonardo e Romário, que fazem parte da seleção atual campeã parapan-americana e mundial do esporte. Em uma breve demonstração, os atletas competiram entre si, enquanto o locutor explicava aos convidados as regras do esporte.
“Entrei (na arena) já arrepiando. Imagina em 2016, essa arena lotada com 12 mil corações batendo junto com a gente! Todo mundo sabe que o brasileiro é muito emotivo, manda muita vibração positiva. Isso anima bastante para os Jogos”, contou Leomon.

Tom, o mascote dos Jogos Paralímpicos, também entrou em quadra para testar a modalidade, e disputou uma partida contra o prefeito Eduardo Paes, além de representantes da imprensa e operários que trabalham na construção da arena.
Na arquibancada, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sir Phillip Craven, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, e o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, se divertiram com a brincadeira.
“Está é uma arena fantástica, mas é feita de aço e concreto. Até o momento em que as pessoas entram nela e a usam, não dá para realmente sentir a paixão (do esporte). Mas, nesta manhã, nós a sentimos. Vimos os campeões mundiais jogarem e vimos também alguns novos 'entusiastas', que entraram em quadra com os olhos vendados para jogar o goalball”, contou Craven.

Com toda a estrutura da quadra e arquibancadas concluídas, a Arena do Futuro tem previsão para ser entregue até o fim de 2015. Ao todo, a arena terá capacidade para 12 mil pessoas, e sediará, em 2016, as partidas de handebol, nos Jogos Olímpicos, e goalball, nos Paralímpicos.
Um projeto inovador de arquitetura nômade permitirá que, após os Jogos, a estrutura da Arena do Futuro seja desmontada e transformada em quatro escolas municipais, cada uma para 500 alunos.
Está aberta a venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Visite o portal de ingressos para fazer o seu pedido.