Astro do rugby Sonny Bill Williams dá primeiros passos em direção ao Rio 2016
Bicampeão do mundo, o craque neo-zelandês sente dificuldades na estreia na modalidade Olímpica, mas promete melhorar
Bicampeão do mundo, o craque neo-zelandês sente dificuldades na estreia na modalidade Olímpica, mas promete melhorar
Sonny Bill Williams (no centro) com Augustine Pulu and Joe Webber em Wellington, na Nova Zelândia (Getty Images/Hagen Hopkins)
Aos 30 anos, o neo-zelandês Sonny Bill Williams tem sido um vencedor em todos os aspectos da carreira. Não seria uma estreia com altos e baixos que iria alterar sua autoconfiança no caminho até o Rio 2016. No torneio Wellington Sevens realizado neste fim de semana (30-31 de janeiro) na capital da Nova Zelândia, o astro dos All Blacks jogou pela primeira vez pela seleção de seu país na modalidade Olímpica do esporte (jogada por times de sete jogadores em partidas de dois tempos de sete minutos).
Williams marcou em sua primeira participação, mas cometeu dois erros que quase custaram a vitória na final, contra a África do Sul. Os All Blacks se recuperaram nos últimos intantes e, após o jogo, Wiliams garantiu à mídia local: "Sei que vou melhorar".
Sonny Bill Williams
Assista ao rugby Olímpico. Ingressos disponíveis!
Still learning but great 2 finally play some 7s with the lads @ardiesavea @GilliesKaka @JosephWebber27 @rieko_ioane pic.twitter.com/MabugBeb05
— Sonny Bill Williams (@SonnyBWilliams) 31 janeiro 2016Williams já está confirmado entre os convocados para a próxima fase da World Sevens Series em Sydney, na Austrália, no próximo fim de semana (6-7 de fevereiro). O técnico Gordon Tietjens elogiou a dedicação e a postura solidária do craque: "Ele vai acertar, sem dúvidas. Vai melhorar cada vez mais. Ele é um perfeccionista e quer acertar. Está muito decepcionado com sua atuação individual, mas feliz porque o time ganhou".
Conheça melhor o rugby Olímpico, jogado com 7 jogadores
Gordon Tietjens, técnico da seleção neo-zelandesa de rugby

Williams é um superstar em seu país. Além de vencer duas Copas do Mundo, em 2013, foi eleito o melhor jogador do planeta na Rugby League, a versão mais popular do esporte, jogada por times de 13 jogadores. Em uma breve incursão pelo boxe profissional, também se deu bem: sagrou-se campeão dos pesos-pesados da Nova Zelândia em 2012.
"A Nova Zelândia vai parar quando os All Blacks forem buscar o ouro no Rio"
Ele se converteu ao islamismo quando jogava na Fraça. Ganhou a admiração de milhões ao dar a medalha recebida ao ganhar a Copa do Mundo para um jovem fã que foi interceptado pelos guardas ao tentatr invadir o campo na festa pelo título. Agora o objetivo de Willaims é acrescentar um título Olímpico ao seu cartel.
Sonny Bill Williams, ao anunciar o desejo de ir aos Jogos, no ano passado

É provável que Williams enfrente outro gigante do rugby union no torneio de Sydney: Quade Cooper, que nasceu na Nova Zelândia, mas joga pela seleção da Austrália. O jogador de 27 anos também está determinado a ir ao Rio 2016 e deve fazer sua estréia no rugby de 7 neste fim de semana. Austrália e Nova Zelândia se enfrentam neste sábado (6 de fevereiro) .
Gigantes do rugby de Fiji dão show de gentileza
