As 'boas' do Rio na palma da mão
Aplicativos orientam visitantes e moradores a aproveitar ao máximo a cidade-sede dos Jogos
Aplicativos orientam visitantes e moradores a aproveitar ao máximo a cidade-sede dos Jogos
O britânico Tom Daley, dos saltos ornamentais, não largava de seu telefone nem no local de comeptição, em Londres 2012 (Al Bello/Getty Images)
Agenda dos eventos, ingressos para atrações, mapa de transportes, lista dos melhores restaurantes, reserva de hotéis, câmera fotográfica, e por aí vai. A conhecida pastinha cheia de papéis que era habitualmente vista junto aos turistas já foi substituída por um único dispositivo, o telefone celular. Mas apesar da praticidade oferecida pelos equipamentos, cada vez mais tecnológicos, pode ser difícil encontrar, no mar de aplicativos disponíveis, aqueles que vão garantir uma experiência incrível no seu local de destino.
Se você já está se programando para conhecer a Cidade Maravilhosa no ano que vem, selecionamos os apps que irão te por “na boa” da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Desenvolvido em parceria entre o Rio 2016 e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o aplicativo sugere roteiros ecológicos no estado do Rio de Janeiro, além de dicas para tornar viagens de lazer ou negócio menos impactantes para o meio ambiente. Até a realização dos Jogos, o aplicativo vai receber atualizações de como aproveitar a cidade de forma consciente durante as competições.

Ainda não é Carnaval, mas se você já está preocupado em como vai conciliar as centenas de blocos que o Rio oferece, pode ser uma boa baixar esse aplicativo. Com ele, é possível conferir todos os blocos cariocas, listados por data, horário e bairro. Além disso, o aplicativo usa a geolocalização para encontrar a folia mais perto de você.

Disponibilizado pela Prefeitura do Rio, o aplicativo oferece uma programação completa dos eventos que estão rolando na cidade, além de dicas de passeios, restaurantes, acomodação e transporte na cidade.

O Just in Time Tourist é um aplicativo conhecido mundialmente pelos seus roteiros turísticos de grandes cidades, como Nova York, Paris, Londres e, é claro, Rio de Janeiro. A sacada do aplicativo é permitir que os usuários montem seus roteiros a partir de sua localização e disponibilidade de tempo na cidade.

Baseado nos melhores “points” selecionados no livro Rio For Partiers, o aplicativo reúne dicas para marinheiros de primeira viagem na cidade, com sugestões do que ver, comer e curtir na Cidade Maravilhosa. O app inclui ainda ferramentas como mapa de transportes, guia de festas e busca de hotéis.

Se você não quer cair em furada, que tal dar uma “olhadinha” antes no movimento dos principais bares e boates do Rio? O aplicativo transmite, em tempo real, a situação de diferentes pontos da cidade, como praias, bares, restaurantes, praças, etc.