Aruba, Alemanha e Espanha asseguram presença no Rio 2016 na classe Nacra 17
Isaf confirmou a classificação dos três países no Campeonato Mundial da classe realizado em Aarhus, na Dinamarca
Isaf confirmou a classificação dos três países no Campeonato Mundial da classe realizado em Aarhus, na Dinamarca
Nacra 17 é disputada com barcos multicasco e duplas mistas (Matthew Stockman/Getty Images)
Aruba, Alemanha e Espanha garantiram vaga na disputa da classe Nacra 17 da vela nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Federação Internacional de Vela (Isaf) confirmou a classificação das equipes depois do encerramento do Campeonato Mundial específico da classe, realizado em Aarhus, Dinamarca, no último dia 10. A Nacra 17 usa barcos multicasco na qual os velejadores formam duplas obrigatoriamente compostas por um homem e uma mulher.
Na competição dinamarquesa os franceses Billy Besson e Marie Riou ficaram com a primeira posição, seguidos dos australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin mais os neozelandeses Mandy Mulder e Coen De Koning. Como os países acima citados já haviam obtido classificação para os Jogos via Campeonato Mundial (disputado em dezembro de 2014 e que teve regatas de várias classes), as duplas das nações com melhor desempenho no evento de Aarhus que ainda não tinham vaga no Rio 2016 foram contempladas - Aruba, Alemanha e Espanha.
Segundo a Isaf, as seis vagas restantes para a Nacra 17, que fará sua estreia no programa dos Jogos Rio 2016, serão preenchidas por meio de campeonatos continentais. A entidade máxima da vela explica que seu objetivo com a medida é permitir maior universalidade na disputa, ou seja, que os melhores competidores possam lutar por um lugar nos Jogos em eventos mais próximos de suas respectivas áreas de treinamento.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.