Arquidiocese do Rio de Janeiro abre os braços para voluntários dos Jogos Olímpicos
Programa Meu Lugar no Rio tem como objetivo colocar voluntários em contato com moradores da cidade dispostos a oferecer hospedagem
Programa Meu Lugar no Rio tem como objetivo colocar voluntários em contato com moradores da cidade dispostos a oferecer hospedagem
Flávia Fontes, gerente geral do Programa de Voluntários do Rio 2016, e Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, entre dois voluntários pioneiros dos Jogos (foto: Rio 2016)
A arquidiocese do Rio de Janeiro firmou nesta segunda-feira (13) uma parceria com o Rio 2016 para dar apoio ao programa Meu Lugar no Rio, plataforma colaborativa que tem como objetivo facilitar a busca por hospedagem pelos voluntários que atuarão nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul.
Com o sucesso da Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013 e que teve mais de 80 mil peregrinos hospedados em casas de família, a arquidiocese vê no Rio 2016 uma oportunidade de acolhimento de pessoas que vêm à cidade para ser parte fundamental na organização do maior evento esportivo do mundo.
Rio 2016 lança "Meu Lugar no Rio", plataforma para ajudar voluntários a buscar hospedagem
“Quem vier ao Rio será muito importante para os Jogos, até porque o Rio é um lugar acolhedor, como foi demonstrado na Jornada Mundial da Juventude. Os eventos são diferentes, mas vale o mesmo espírito, a importância de acolher alguém. Agora, os voluntários”, disse o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, minutos antes de celebrar a concorrida missa de Santo Antônio, no convento localizado no Largo da Carioca.
O Meu Lugar no Rio está disponível em português e inglês
O Meu Lugar no Rio é uma plataforma colaborativa online produzida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. O objetivo é possibilitar o encontro de pessoas que têm um lugar para oferecer hospedagem e os voluntários que vêm à cidade para atuar durante os Jogos Olímpicos (entre 5 e 21 de agosto) e Paralímpicos (entre 7 e 18 de setembro).
O funcionamento é bastante simples: moradores da região metropolitana do Rio se cadastram como candidatos a anfitriões para receber um voluntário, que, por sua vez, faz o seu cadastro sinalizando que procura um lugar para ficar durante os Jogos. Após o cadastro, é preciso apenas navegar pelo site, achar a pessoa, iniciar a conversa por email e combinar os termos da estadia.
“A parceria com a arquidiocese do Rio é muito importante para facilitar o encontro com pessoas que já abriram seu coração durante a Jornada Mundial da Juventude e que agora podem, de novo, demonstrar sua solidariedade com os voluntários do Rio 2016”, declarou Flávia Fontes, gerente geral do Programa de Voluntários do Rio 2016.