Argentina é o quarto país a garantir vaga no voleibol masculino
Por Rio 2016
Na Venezuela, argentinos venceram os donos da casa por 3 sets a 2 e se juntaram a Brasil, Estados Unidos e Itália no Rio 2016
A Argentina é o quarto país a confirmar vaga para o torneio Olímpico masculino de voleibol do Rio 2016 (FIVB)
A seleção masculina de voleibol da Argentina estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016. No último domingo (11), os argentinos conquistaram o pré-Olímpico da América do Sul disputado em Caracas (Venezuela) e, conforme confirmado pela FIVB, carimbaram o passaporte para o torneio Olímpico do ano que vem.
No último jogo do torneio, que valia a classificação para os Jogos Rio 2016, os argentinos bateram os donos da casa por 3 sets a 2 (25-12, 22-25, 25-12, 25-27, 15-12). Com a vitória, a Argentina é a quarta seleção a confirmar a vaga para o torneio masculino de voleibol do Rio 2016, ao lado do Brasil (país-sede), dos Estados Unidos (campeão mundial) e da Itália (vice-campeã mundial).
A vice-campeã Venezuela e o terceiro colocado Chile ainda terão chances de classificação para os Jogos Rio 2016 nos pré-Olímpicos Mundiais, que começam em maio do ano que vem.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.