Com as cores do Brasil, Arena do Futuro sedia handebol e goalball no Rio 2016
Instalação tem capacidade para 12.048 torcedores e arquitetura nômade. Depois das competições, dá origem a quatro escolas
Instalação tem capacidade para 12.048 torcedores e arquitetura nômade. Depois das competições, dá origem a quatro escolas
Temporária, a Arena do Futuro está localizada no Parque Olímpico da Barra, bem à beira da Lagoa de Jacarepaguá (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
A Arena do Futuro é a casa do handebol nos Jogos Rio 2016. Com cadeiras em verde, laranja e amarelo e capacidade para 12.048 pessoas, a instalação receberá as melhores seleções do mundo, numa competição que promete equilíbrio na disputa pelas medalhas. A quadra tem laranja dentro das áreas dos goleiros, mas a maior parte do piso é verde, em contraste com o azul de Londres 2012.
Assim como a quadra, a bola verde e amarela e a trave em verde e branco também exploram as cores da bandeira brasileira.
No evento-teste, foram utilizadas as bolas e a quadra com as cores dos Jogos Rio 2016 (Foto: Rio 2016/Denise Mirás)
"Levamos um ano e meio para chegar ao look final: da pintura das cadeiras e arquibancadas à do piso da quadra; das traves de gol, que têm de ser bem destacadas; da bola, que leva as cores do país... É preciso aprovação de vários envolvidos, como Federação Internacional, Comitê Olímpico Internacional... “, explica Daniela Coelho, líder de competição do handebol do Comitê Rio 2016. “As cores dão alma ao local de competição. Quem entra na arena tem de sentir que está nos Jogos Olímpicos, e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.”
Com a parte de construção 100% finalizada desde novembro de 2015, a Arena do Futuro está em fase de acabamento para os Jogos Olímpicos. "A quadra de aquecimento, o refeitório e o centro de mídia são algumas partes que estão em processo final", diz Daniela.
O Aquece Rio de handebol foi disputado por equipes nacionais (Foto: Rio 2016/Paulo Múmia)
A Arena do Futuro também é a casa do goalball, em setembro, nos Jogos Paralímpicos, com mudanças apenas na área de jogo. A quadra é ligeiramente reduzida e centralizada e preparada para alguns dos maiores atletas com deficiência visual do mundo: a bola passa a ser azul e com guizos em seu interior; as linhas, verdes, são táteis, e as traves são brancas com acolchoamento verde. O piso é sintético e de cor amadeirada, com o entorno também verde.
As cadeiras coloridas conferem o clima vibrante do Rio de Janeiro à Arena do Futuro (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
Depois de mostrar sua capacidade de transformação com a realização dos Jogos Rio 2016, mudando de esporte dos Jogos Olímpicos para os Paralímpicos, a Arena do Futuro mostra por que recebeu o conceito de arquitetura nômade. Após os Jogos, entram em campo o legado da instalação: quatro colégios da rede pública do Estado surgem de suas estruturas.