Arena Carioca 2, templo do judô, da bocha e da luta Olímpica, inspira atletas campeões
A instalação que deverá ser transformada em área de treinamento de sete modalidades esportivas depois dos Jogos Rio 2016
A instalação que deverá ser transformada em área de treinamento de sete modalidades esportivas depois dos Jogos Rio 2016
Atletas da bocha aproveitaram a cerimônia para mostrar um pouco do esporte (Foto: Rio 2016/Roberto Rangel)
O Comitê Rio 2016 recebeu neste sábado (14) a chave da Arena Carioca 2, templo do judô e da luta Olímpica nos Jogos Olímpicos e da bocha nos Jogos Paralímpicos. Atletas campeões conheceram o lugar que desejam repetir os feitos de Londres 2012, caso de Sarah Menezes, medalha de ouro no judô, categoria -48kg. “Ver tudo pronto motiva mais. É sinal de que está chegando, está pertinho”, ressaltou. “Bom saber que tudo está andando bem, que as coisas estruturais estão sendo cumpridas”, comemorou.

A Arena Carioca 2 faz parte do complexo do Parque Olímpico, na Barra (Foto: Rio 2016/Roberto Rangel)
Para Joice Silva, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 na luta livre categoria -58kg, foi um momento de inspiração. “Já começo a imaginar, visualizar meu dia, minha luta, como tudo vai estar”, contou a atleta. “Ver tudo pronto me deixa mais calma, por ter a oportunidade de saber onde são as coisas. No dia da competição vou no lugar certo, não preciso procurar, perguntar nem nada”.

Maciel (na cadeira), Joice e Sarah já pensam na disputa por medalhas nos Jogos (Foto: Rio 2016/Roberto Rangel)
Maciel Santos, medalha de ouro na categoria individual BC2 da bocha nos Jogos Londres 2012 e seus colegas de equipe ficaram emocionados ao chegar à Arena Carioca 2. “Para mim os Jogos Paralímpicos já começam agora”, declarou. “Você se imagina, a quadra, o público, os familiares, a torcida brasileira. Vai ser como a gente viu em Londres. Espero que o povo brasileiro apoie muito o esporte Paralímpico".

Paes revelou a placa comemorativa sob os olhos de Sarah, Picciani, Nuzman e Maciel (Foto: Rio 2016/Roberto Rangel)
O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, como de costume, recebeu as chaves do prefeito do Rio, Eduardo Paes. O evento foi o primeiro compromisso oficial do novo ministro do Esporte, Leonardo Picciani. Outra presença importante foi do diretor de Esportes do Comitê Olímpico Internacional (COI), Christophe Dubi, que elogiou as instalações. “Quando se vê uma arena como esta, todos (os envolvidos) devem ficar orgulhosos e espero que estejam".
Depois dos Jogos, a Arena Carioca 2 deverá ser transformada em uma área de treinamento para levantamento de peso, judô, luta Olímpica, badminton, esgrima, ginástica rítmica, ginástica de trampolim e tênis de mesa.