Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Experiência de torcedor: Arena Carioca 1 passa por megateste de público a 2 meses dos Jogos Olímpicos

Por Saulo Pereira Guimarães

Mais de 6 mil pessoas sentiram o que uma equipe de 500 especialistas em fluxo de multidão prepara para receber o espectador nas instalações do Rio 2016

Experiência de torcedor: Arena Carioca 1 passa por megateste de público a 2 meses dos Jogos Olímpicos

Entrada da Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)

Mais de 6 mil pessoas lotaram a Arena Carioca 1 na última quinta-feira (16) para o duelo entre Brasil e Argentina pela Liga Mundial de Voleibol. A menos de 2 meses dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a partida testou a estrutura e o funcionamento da instalação Olímpica do ponto de vista mais importante: o dos torcedores. E, na opinião de atletas e espectadores, o palco está pronto para receber as maiores estrelas do esporte mundial.

A tarde na Barra estava ensolarada, e os portões do Parque Olímpico foram abertos ao meio-dia. Quem ia a pé dali até a entrada do ginásio gastava cerca de 7 minutos, passando no caminho pelo Vélodromo,  pelo Centro Olímpico de Tênis e por outras instalações que vão fervilhar em agosto. Um carrinho de golfe levava idosos, grávidas e pessoas com deficiência do portão do Parque à entrada da Arena Carioca 1, onde foodtrucks com bebidas, churrasquinhos e outras opções esperavam os torcedores.

“Achei o espaço todo muito bonito e gostei muito do atendimento que recebi”, afirmou Geni Fonseca, moradora do bairro de Paciência. Ela viajou uma hora e meia para assistir a um jogo de voleibol ao vivo pela primeira vez. O duelo, que começou às 14h15, não decepcionou. A vitória brasileira foi embalada por gritos da torcida no ginásio lotado e música entre um ponto e outro. Nos intervalos, banheiros e lanchonetes novinhos em folha recebiam os espectadores.

“É incrível ouvir a multidão gritar o seu nome”, afirmou Douglas, ponteiro da seleção brasileira. O líbero Serginho garantiu que a arena está no mesmo nível das melhores do mundo. “O ginásio é muito bonito”, destacou também o jogador argentino Rodrigo Quiroga. “Os assentos são confortáveis e é fácil encontrar o banheiro”, disse Mateus de Souza, que foi ao ginásio torcer pelos Estados Unidos no jogo contra o Irã, jogo que sucedeu o clássico sul-americano.

 Mateus de Souza: "Os assentos são confortáveis e é fácil encontrar o banheiro"

O segredo do sucesso

Parte do sucesso da Arena Carioca 1 no teste da última semana se deve a uma equipe de 500 pessoas. O time foi criado pelo Comitê Rio 2016 para pensar estratégias que permitam o deslocamento confortável dos espectadores. O número de ingressos à venda e os hábitos dos fãs de cada esporte são alguns dos dados usados nas projeções feitas pelo grupo de especialistas em desenhar o fluxo de multidão.

De acordo com as contas do setor, cada torcedor deve passar cerca de 6h nas arenas nos dias de competição, entre assistir às disputas e passear pelo Parque Olímpico. “Para muitos, será a única oportunidade de conhecer esses locais”, explica Carolina Ghorayeb, gerente de Serviço de Evento no Rio 2016.