Arco e flecha? Muito mais do que isso: conheça os equipamentos do tiro com arco
Por Rio 2016
Joyce Simões e Henrique Junqueira, da seleção brasileira, explicam tudo o que você precisa saber para praticar um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos
Muito mais do que um arco e uma flecha: são vários os instrumentos utilizados no tiro com arco (Rio 2016/Alex Ferro)
Estabilizador, aljava, dedeira, handle, rest... Sabe de que esporte estamos falando? Acertou na mosca quem disse tiro com arco.
Diferente do que muita gente pensa, os equipamentos do esporte vão muito além de apenas um arco, um alvo e algumas flechas. Para cravar o centro do alvo a uma de distância de 70m - e sujeito a condições naturais, como o vento e a pressão atmosférica - são muitos os instrumentos que auxiliam os arqueiros a alcançar a excelência em sua performance.
"Cada arqueiro tem seus próprios equipamentos, é algo quase personalizado porque faz diferença no desempenho. Nesse esporte, é muito importante que um atleta tenha uma relação de instrumentos ideal para ele", afirmou Henrique Junqueira, auxiliar técnico da equipe brasileira de tiro com arco.
"Coisa de milímetros muda completamente a forma como o atleta vai atirar", disse Joyce Simões, chefe da equipe brasileira de tiro com arco.
Joyce e Henrique são alguns dos responsáveis pelo melhor momento do Brasil no tiro com arco em todos os tempos. Marcus Vinicius D'Almeida, grande estrela da delegação brasileira, foi medalhista de prata na Copa do Mundo de Lausanne, em 2014 - um resultado inédito para o esporte brasileiro. Atual 16º colocado no ranking mundial, o carioca de 17 anos é uma esperança para os Jogos Rio 2016. Para isso, conta com a ajuda dos profissionais da seleção brasileira para praticar o esporte com os equipamentos adequados ao seu estilo.
Dedeira, peiteira e tudo mais: Marcus Vinicius D'Almeida é esperança de bom resultado para o Brasil nos Jogos (Foto: Rio2016/Paulo Múmia)
Os ingressos para acompanhar a disputa do tiro com arco nos Jogos Olímpícos estavam indisponíveis às 14h desta quarta-feira (4), mas vale ficar de olho no Portal de Ingressos Rio 2016 - com a ferramenta de revenda on-line novas entradas podem aparecer a qualquer momento. Fique de olho!