Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Aquece Rio: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, França e África do Sul conquistam classificação no Classificatório Mundial de Triatlo

Por Rio 2016

Parte da série Aquece Rio de eventos-teste para os Jogos Rio 2016, evento classificatório mundial reuniu triatletas de 25 países na Praia de Copacabana

Aquece Rio: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, França e África do Sul conquistam classificação no Classificatório Mundial de Triatlo

Gwen Jorgensen, dos Estados Unidos, se emociona ao cruzar a linha de chegada em Copacabana (Rio 2016/Alexandre Loureiro)

Apenas um dia após sediar o Evento Mundial de Paratriatlo 2015, a Praia de Copacabana amanheceu animada, com milhares de cariocas e turistas aguardando a chegada dos triatletas Olímpicos para o primeiro evento-teste do esporte para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Mas a prova deste domingo (2) não era apenas um teste para os 150 inscritos na competição. Estavam em disputa nada menos do que seis vagas Olímpicastrês para cada gênero –, o que garantiu aos competidores e público um dia repleto de momentos emocionantes. Estados Unidos e Grã-Bretanha (este com duas vagas) se garantiram no feminino, enquanto Espanha, França e África do Sul entraram para a lista de classificados no masculino.

As mulheres foram as primeiras a encarar o percurso e, às 9h da manhã, mais de 70 das melhores triatletas de 25 países estavam prontas para dar a largada. Com 1h58min46 de prova, Gwen Jorgensen, dos Estados Unidos, cruzava a linha de chegada, garantindo ao seu país a primeira vaga.

“Estou muito feliz com a perspectiva de voltar aqui no ano que vem. Venho treinando com este objetivo desde Londres 2012 e estou muito ansiosa para o Rio 2016. Agora tenho um ano para me preparar”, comemorou a norte-americana, emocionada.

Para Jorgensen, a energia do público fez a diferença no evento.

“A atmosfera estava maravilhosa, o público foi incrível e com certeza me impulsionaram durante toda a prova. Senti como se tivesse pessoas me acompanhando durante todo o percurso”, completou.

A Grã-Bretanha, por sua vez, não conquistou o ouro na prova, mas levou para casa ainda mais do que as norte-americanas. Ao cravar o segundo e o terceiro lugar na prova, as britânicas garantiram duas das três vagas em jogo para as mulheres.

“Conseguimos um ótimo pódio hoje. Com certeza, estamos no caminho certo. Foi muito bom ver a Vicky (Holland) junto comigo. Quanto mais meninas classificarmos este ano, melhor preparadas estaremos para os Jogos do ano que vem”, afirmou Non Stanford, que conquistou a prata com uma diferença de apenas 19 segundos da campeã.

“Estar aqui e ver o percurso não tem preço. Demos o nosso melhor e acho que isso nos coloca em um bom ritmo caso estejamos aqui no ano que vem”, completou Vicky Holland, bronze no evento.

British triathlete Non Stanford poses with the Rio 2016 logo

Non Stanford posa com a miniescultura da marca dos Jogos Rio 2016 (Rio 2016/Gaberiela Matos)

 

Apontadas como favoritas, as medalhistas Olímpicas Lisa Norden, da Suíça, e Erin Densham, da Austrália, desistiram da prova por conta de lesões.

Com as vagas conquistadas no Classificatório Mundial de Triatlo 2015, os países classificados para o triatlo feminino nos Jogos Rio 2016 são: Suíça (1 vaga nos Jogos Europeus Baku 2015); Chile (1 vaga nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015); Estados Unidos (1 vaga no Classificatório Mundial 2015), Grã-Bretanha (2 vagas no Classificatório Mundial 2015) e Brasil (1 vaga como país-sede). 

Espanha, França e África do Sul na lista de classificados no masculino

Pouco depois do meio dia, a cena da largada se repetia sob os olhos ávidos de cariocas e turistas na praia. Após se manter entre os primeiros ao longo das três etapas da prova, o tetracampeão mundial e medalhista Olímpico Javier Gomez garantiu para a Espanha a medalha de ouro e a classificação para os Jogos Rio 2016 ao cruzar a linha de chegada com 1h48min26 de tempo de prova.

Assim como Jorgensen, Gomez ressaltou que o apoio do público na Praia de Copacabana tornou a vitória ainda mais especial.

“O circuito é muito desafiador, em especial a parte do ciclismo. Tivemos o apoio do público, muito animado durante toda a prova. Quero agradecer a todos que vieram assistir. Tornaram a minha vitória ainda mais gratificante. Espero ter o mesmo sucesso no ano que vem”, celebrou o espanhol.

Vincent Luis, da França, cruzou a linha de chegada logo em seguida (apenas 14 segundos após Gomez) e também garantiu uma vaga.

“Foi incrível. Eu estava sob pressao para terminar entre os tres primeiros para os Jogos. Os últimos cinco quilômetros foram difíceis e eu sabia que terceiro seria bom, mas pensei que tinha que conseguir o segundo”, contou o francês.

A terceira classificação foi para a África do Sul, com o bronze de Richard Murray, que tomou a notícia com surpresa.

“Se me dissessem antes que eu conquistaria uma vaga Olímpica, diria que estariam mentindo. Nossa! Me senti bem na bicicleta e não posso estar mais satisfeito com a minha corrida. Amei o percurso, exige força na bicicleta e tem uma das melhores vistas do mundo”, disse.

The podium after the Rio 2016 triathlon test event

Luiz Vincent, Javier Gomez e Richard Murray com suas medalhas conquistadas em Copacabana (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

 

O forte calor, aliado com o percurso desafiador traçado para os triatletas tornou a prova ainda mais difícil – dos 75 atletas inscritos, apenas 61 completaram a prova. Até mesmo o campeão Olímpico, Alistair Brownlee, da Grã-Bretanha, sentiu na pele as dificuldades técnicas do percurso. Apesar de um começo forte, Brownlee não conseguiu manter o ritmo na corrida e terminou a prova em 10º lugar.

Até o momento, a lista de países garantidos para o triatlo masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016 fica assim: Grã-Bretanha (1 vaga nos Jogos Europeus Baku 2015); México (1 vaga nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015); Espanha (1 vaga no Classificatório Mundial 2015); França (1 vaga no Classificatório Mundial 2015); África do Sul ((1 vaga no Classificatório Mundial 2015); e Brasil (1 vaga como país-sede). 

Acompanhe aqui a corrida pela classificação em todos os esportes Olímpicos.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.