Com samba no pé, Simone Biles mira primeiro ouro Olímpico da carreira nos Jogos Rio 2016
Fenômeno da ginástica americana aposta no ritmo carioca para conquistar torcedores na Arena Olímpica do Rio
Fenômeno da ginástica americana aposta no ritmo carioca para conquistar torcedores na Arena Olímpica do Rio
Simone Biles é a primeira ginasta a conquistar o tricampeonato mundial (Foto: Getty Images/Harry How)
Simone Biles já está no clima dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Aos 19 anos, a ginasta americana, que já é considerada a melhor do mundo na atualidade, é tricampeã mundial no individual geral e dona de outros sete ouros, duas pratas e dois bronzes - tudo isso em apenas três edições do campeonato mundial de ginástica. Só que há ainda uma ausência marcante em sua prateleira de medalhas: o ouro Olímpico.
A primeiríssima chance de completar a coleção em solo Olímpico acontece em apenas três meses, no Rio de Janeiro. A estratégia para realizar a façanha? Ela contou ao site do Comitê Olímpico Internacional: conquistar os corações brasileiros nas arquibancadas do Rio 2016, com uma apresentação de solo ao som de samba, ritmo tradicional das terras cariocas.
“Se a torcida gostar, vou seguir com ela. A reação do público sempre ajuda muito, principalmente se gritam ou batem palma no ritmo da música"
Simone Biles deu início à sua temporada de 2016 no Pacific Rim Championship, o Campeonato da Costa do Pacífico de ginástica, em que, para não perder o costume, conquistou mais um ouro no invidividual geral. A novidade foi a música utilizada pela ginasta, da trilha do filme Rio.
Ingressos para assistir a ginástica artística aqui
Quando as meninas da equipe americana conquistaram três ouros em Londres 2012, Simone Biles tinha apenas 15 anos, e acompanhou os Jogos Olímpicos em um telão de dentro de seu centro de treinamento, em Houston. O desempenho das conterrâneas despertou algo na adolescente. "Participei de um training camp com Kyla Ross e Jordyn Wieber (ambas da seleção dos Estados Unidos). E pensei: 'Talvez eu consiga chegar lá um dia'", contou.
"Estou muito animada para a jornada que tenho pela frente. O que as meninas da seleção conquistaram em Londres 2012 é muitpo inspirador. Espero seguir pelo mesmo caminho"
Nascida e criada em Columbus, no estado de Ohio (Estados Unidos), Biles começou na ginástica aos seis anos de idade, quando foi levada a Houston para conhecer o centro de treinamento. Lá, ela e outras crianças experimentaram os aparelhos - foi quando os técnicos imediatamente enxergaram potencial na pequena Simone e não hesitaram em mandar uma carta para seus pais, encorajando-os a deixar a garota a treinar com eles.
O resto, como dizem, é história - à qual ela espera aumentar um capítulo nos Jogos Rio 2016.
Vire expert em ginástica artística com nosso infográfico interativo