Após ter se tornado mãe, Jessica-Ennis Hill regressa ao atletismo em busca de novo ouro no Rio 2016
Na série de entrevistas com alguns dos melhores atletas do mundo, o ‘rosto de Londres 2012’ fala sobre defender seu título no heptatlo
Na série de entrevistas com alguns dos melhores atletas do mundo, o ‘rosto de Londres 2012’ fala sobre defender seu título no heptatlo
Jessica Ennis-Hill, medalha de ouro no heptatlo em Londres 2012 e 'queridinha' da torcida da casa (Getty Images/Stu Forster)
Pergunte-se a qualquer britânico que tenha acompanhado os Jogos Londres 2012 qual o primeiro atleta que lhe vem à mente, e o nome provavelmente será Jessica Ennis-Hill. A heptatleta foi, sem dúvida, ‘o rosto’ daqueles Jogos – como uma vizinha simpática que, de repente, passa a figurar em revistas e TVs numa infinidade de entrevistas durante meses. O único receio era que a pressão fosse grande demais.
Porém, estreando em Jogos Olímpicos, Ennis-Hill despontou. Ela conquistou o ouro após uma sequência de provas individuais, encerrando o torneio com uma diferença de 306 pontos sobre a segunda colocada, a alemã medalha de prata Lilli Schwarzkopf.
Adiante a história três anos, e o filme se tornará bem diferente. Ennis-Hill pretende defender seu ouro nos Jogos Rio 2016, mas ela chegará à cidade com um burburinho bem menor. Além de estar mais afastada dos holofotes, o fato de ela ter se tornado mãe de um menino, Reggie, no ano passado, significa que ela estará mentalmente em outro momento.
“Ele mudou a minha vida totalmente, amo ser mãe”, contou ela ao www.rio2016.com. “Acho que isso me tornou uma atleta menos estressada, porque agora tenho um filho em quem pensar, então deixo minhas outras preocupações para trás. Acho que isso ajuda muito”.
“Certamente não haverá tanta pressão sobre mim desta vez, porque receber os Jogos Olímpicos em casa acrescenta muita pressão sobre os atletas do país. Além disso, Rio 2016 serão meus segundos Jogos, então a novidade já não será tão grande. Quero apenas ir e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para vencer novamente”.

Já foi dito que, se Ennis-Hill conseguir defender, no Rio, sua medalha de ouro no heptatlo – somando a pontuação mais alta nos 100m com barreira, 200m, 800m, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo – será a maior conquista de um atleta britânico. Porém, a jovem de 29 anos procura deixar de lado esse rótulo.
“Vou dar o meu melhor e claro que quero ganhar, mas não estou buscando qualquer elogio grandioso. Ter dado uma pausa no esporte foi meu maior desafio – criar meu filho e, agora, voltar a me exercitar. Conquistar o ouro no Rio seria a cereja do bolo”.
Ennis-Hill participa neste mês do Campeonato Mundial de Atletismo, em Pequim, após ter voltado a treinar apenas em maio. Sua decisão de ir à China foi tomada após uma performance excelente nos Jogos de Aniversário, no Estádio Olímpico de Londres, em julho, onde ela obteve três recordes da temporada.
“As coisas estão indo muito bem, minha contusão no calcanhar de Aquiles já sarou e estou em treinamento integral, me tornando mais rápida e mais forte a cada dia”, disse.
Ennis-Hill acredita que os Jogos Rio 2016 terão uma atmosfera especial e que os turistas britânicos farão parte disso.
“Acho que o Rio sediará Jogos divertidos, coloridos e vivos – o povo brasileiro sabe realmente como festejar e acho que isso irá transparecer nos estádios”.
Acompanhe a série de entrevistas com os maiores nomes do esporte Olímpico:
“Quero quebrar os recordes mundiais do Michael Phelps nos Jogos Rio 2016”, diz campeão Olímpico da natação Chad le Clos.