Alunos do Transforma vivem emoção inédita em evento-teste do Rio 2016 no Maracanãzinho
Centenas de crianças de sete escolas do estado do Rio curtiram a Liga Mundial e sentiram de perto um gostinho dos Jogos Olímpicos
Centenas de crianças de sete escolas do estado do Rio curtiram a Liga Mundial e sentiram de perto um gostinho dos Jogos Olímpicos
Com gritos de incentivo, selfies e sorrisos, alunas da Escola Municipal Napion curtiram a Liga Mundial no Maracanãzinho (Alex Ferro/Rio 2016)
A Liga Mundial de voleibol é o primeiro evento-teste do ano para os Jogos Rio 2016 - e, se depender dos alunos do Transforma, o evento tirou nota 10. O programa de Educação do Comitê Rio 2016 promoveu nesta sexta-feira (17) a ida de centenas de alunos beneficiados pelo projeto ao Maracanãzinho, que puderam ver em ação, e bem de perto, algumas das melhores seleções de voleibol do mundo. Para a maior parte delas, foi a primeira oportunidade para sentir o gostinho do que vem por aí no ano que vem:
"Estar aqui pra mim é quase um sonho e eu quero muito acompanhar os Jogos Olímpicos. Vejo vôlei direto pela TV, mas nunca tinha assistido a uma partida assim, ao vivo. Adoro ver esporte, estou acompanhando o Pan, mas estar no ginásio é muito maneiro”, disse Douglas da Silva Cardozo, aluno de 14 anos da Escola Municipal Chile (Ginásio Carioca do Samba).
Além do jogo entre Sérvia e Polônia, os estudantes de sete escolas que estiveram nesta sexta-feira no palco do voleibol dos Jogos Rio 2016 testemunharam a vitória por 3 sets a 1 dos EUA sobre a França, resultado que eliminou a equipe brasileira da competição. Não foi o suficiente, no entanto, para desanimar a criançada:
“É a primeira vez que venho ao Maracanãzinho. O ginásio é muito grande e a torcida é muito legal!", completou Douglas.

“Nós estamos sempre passando aos alunos os valores do Olimpismo durante as aulas, mas é a partir de agora, com os eventos-teste, que eles vão começar de verdade a respirar os Jogos Olímpicos por toda a cidade” disse André Rocha, professor de educação física da Escola Municipal Chile.
Desde 2014, os valores Olímpicos e Paralímpicos já fazem parte do dia a dia dos alunos de 2.200 escolas –municipais, estaduais e particulares – do estado do Rio e também de Minas Gerais e Brasília. Com os eventos-teste, os estudantes terão a oportunidade de experimentar o esporte de alto nível de perto – o que pode promete despertar novas paixões, como aconteceu com o pequeno Rian Fernandes, por exemplo. O aluno da Escola Municipal Napion, de Ramos (zona norte do Rio), tem 7 anos e sempre foi fã de futebol, mas depois de ver os astros da Liga Mundial ao vivo...
“Agora prefiro vôlei! E eu quero muito voltar no ano que vem!”, afirmou.