Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Alemanha e China levam a melhor no primeiro dia na 'Torre de Babel' Maria Lenk

Por Rio 2016

Dupla do país europeu fura domínio da potência oriental e se destaca entre os 47 participantes da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais

Alemanha e China levam a melhor no primeiro dia na 'Torre de Babel' Maria Lenk

Patrick Hausding e Stephan Feck da Alemanha levaram o ouro na plataforma de 10m (Rio 2016/Alex Ferro)

"O mundo inteiro está aqui"

É esse o comentário que predomina no Centro Aquático Maria Lenk nesta sexta-feira (19), primeiro dia de competições da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais. Línguas diferentes, fenótipos e traços culturais de todos os cantos do mundo podem ser percebidos no Parque Olímpico da Barra (que ainda conta com o Desafio Internacional de Taekwondo). Os 236 saltadores inscritos para o evento-teste representam 47 países na competiçao – todos os continentes estão presentes na instalação Olímpica do esporte.

“Adoro esse clima. Competimos tantos vezes juntos que fazemos amigos de vários países"

Pandelela Rinong, prata na plataforma sincronizada de 10m

 

 

O mundo inteiro no maria lenk
Atletas de 47 nacionalidades diferentes competem no Centro Aquático Maria Lenk (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

A cerimônia de abertura do evento ressaltou a Torre de Babel no Maria Lenk. Após as boas vindas – em inglês e português – a cada um dos países presentes, representados por um membro da delegação, a presidente da Fina Kathy Seaman declarou aberta a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais ao lado de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, e de Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

E o evento-teste? Aprovado?

Nem mesmo a queda de energia que afetou toda a região no fim da tarde, que durou cerca de 40 minutos, apagou o sucesso do primeiro dia de competições. “Vocês não vão ouvir de mim palavras negativas, pois estou muito satisfeito e otimista com o que vemos aqui”, disse Cornel Marculescu, o diretor executivo da Fina (Federação Internacional de Natação), ao fim da entrevista coletiva de imprensa que concedeu nesta segunda na sala de mídia da instalação - que distribuiu credenciais para profissionais de 17 países.

Torne-se um expert em saltos ornamentais com o infográfico Rio 2016

País anfitrião, o Brasil só teve representantes nas piscinas na segunda prova do dia, as preliminares do trampolim sincronizado de 3m. Ian Matos e Luiz Felipe Outerelo ficaram na 18a posição – apenas os 12 melhores duetos avançam para a final.

“Foi um pouco abaixo do que esperávamos, mas é nesses momentos difíceis que mais aprendemos”

Luiz Felipe Outerelo, atleta da seleção brasileira de saltos ornamentais

Conheça Ingrid Oliveira, saltadora da seleção brasileira que superou o machismo nas redes sociais

Chen Roulin e Liu Hiuxia ficaram em primeira na plataforma sincronizads de 10m (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

E quem levou medalha?

A vitória ficou com a dupla formada pelos alemães Patrick Hausding e Stephan Feck. A prata foi dos chineses Cao Yuan e Qin Kai, e o bronze foi para os mexicanos Rommel Pacheco e Jahir Ocampo, que competiram sob a bandeira da Fina diante de um impasse entre a federação e a confederação mexicana. A final no Maria Lenk distribuiu quatro vagas Olímpicas: como China e Grã-Bretanha já estavam classificados e ficaram entre os quatro primeiros, Alemanha, México, Itália e Estados Unidos garantiram um lugar nos Jogos. Brasil e Rússia fecham a lista dos oito classificados na prova.

Entre as mulheres, como a preliminar da plataforma de 10m contou com apenas dez duplas, a etapa foi apenas uma decisão da ordem dos saltos na final. E, debaixo de forte chuva, deu China. A dupla formada por Chen Roulin e Liu Hiuxia, campeã mundial, deixou mais uma vez para trás as malaias Jun Cheong e Pandelela Rinong com a prata e as britânicas Sarah Barrow e Tonia Couch com o bronze.

"Estar no topo é mais uma motivação para conquistarmos bons resultados "

Liu Huixia, 18 anos, bicampeã mundial na plataforma sincronizada de 10m

Com o resultado, o top 5 da competição garantiu classificação para os Jogos Olímpicos (menos a China, que já havia conquistado a vaga): Malásia, Grã-Bretanha, Estados Unidos e a dupla formada pelas mexicanas Paola Espinosa e Alejandra Orozco. China, Canadá, Coreia do Norte e Brasil (país-sede) fecham a lista de participantes Olímpicos desta prova.

Ainda dá tempo de ver astros como Tom Daley e David Boudia em ação no evento-teste: é só garantir seus ingressos no aquecerio.com ou na bilheteria do Maria Lenk, durante o evento.

Os mexicanos usaram a camisa "Eu amo o Rio" (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)