Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Além do Rio 2016: saiba como curtir os cinco novos esportes Olímpicos na capital carioca

Por Rio 2016

Cidade-sede dos Jogos oferece oportunidades de praticar karate, skate, escalada esportiva, surfe e beisebol/softbol

Além do Rio 2016: saiba como curtir os cinco novos esportes Olímpicos na capital carioca

Skate passa a fazer parte do programa Olímpico na próxima edição dos Jogos (Photo: Getty Images/Buda Mendes/LatinContent)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a inclusão de cinco novos esportes no programa de competições dos Jogos Tóquio 2020. Assim, o principal evento esportivo do mundo dá boas-vindas a karate, skate, escalada esportiva, surfe e beisebol/softbol.

Gabriel Medina faz aquecimento para Tóquio 2020 e visita brasileiros na Vila dos Atletas

Quem visitar o Rio de Janeiro durante os Jogos Rio 2016, que começam nesta sexta-feira (5), tem a oportunidade de experimentar estes esportes:

Escalada esportiva

A mania de esportes de escalada chegou ao Rio de Janeiro há alguns anos e continua crescendo. Com sua paisagem íngreme e escarpada, a cidade é um paraíso para os alpinistas. Onde quer que esteja na zona sul do Rio, você nunca está longe das rochas, pedras e montanhas nas quais pode testar suas habilidades.

Há também um ginásio coberto popular em Botafogo para escalar paredes. O bairro da Urca, lar do Pão de Açúcar, é provavelmente o melhor lugar para colocar as habilidades à prova. Para quem gosta de escalada esportiva urbana, não há lugar no mundo como o Rio de Janeiro.

Skate

O Rio de Janeiro é um dos grandes destinos de skate do mundo, combinando uma cultura de juventude urbana vibrante, paisagens espetaculares e inúmeros parques de skate espalhados pela cidade. O Madureira Skatepark é um lugar onde eventos de nível mundial são realizados com frequência.

O Parque Madureira, localizado na Zona Norte do Rio, tem uma área especialmente dedicada ao esporte, sem falar no bowl profundo em Botafogo, localizado em frente ao Shopping Rio Sul. Ainda ainda opções no Aterro do Flamengo e na Praça do Ó, localizada na Barra da Tijuca.

Para aproveitar o cenário, não existe nada melhor do que o bowl ao lado da praia no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. E ainda há outro em frente à sede do Flamengo.

A paisagem urbana única do Rio também oferece amplas oportunidades para skatistas de street, especialmente ao longo da orla aos domingos, quando as avenidas principais de várias praias estão fechadas ao trânsito.

Karate

Em 2020, o karate estará em casa no palco Olímpico de Tóquio. A Confederação Brasileira de Karate (CBK) já está desenvolvendo esperanças de medalha para a competição. No final de 2015, um total de 16 karatecas brasileiros estavam entre os 10 melhores dos rankings mundiais de suas respectivas categorias. Destaque aí para Douglas Brose e Sabrina Pereira.

Os visitantes do Rio 2016 terão a oportunidade de assistir a uma das maiores competições da modalidade no país no dia 21 de agosto: o RJ x SP Open Nacional de Karate.

Beisebol / Softbol

O beisebol no Rio de Janeiro tem um dos melhores endereços da cidade: a Lagoa Rodrigo de Freitas. O local das competições Olímpicas de remo e canoagem de velocidade também abriga a única arena de beisebol na cidade.

Durante os Jogos Rio 2016, este local será a sede da casa da Suíça. Como um legado para a cidade depois dos Jogos, os suíços vão investir na modernização do campo, por isso os inúmeros jogadores de beisebol e softbol do Rio olham as competições com esperança de progresso no futuro. É difícil pensar em um melhor cenário de fundo para uma partida.

Surfe

É uma pena que o surfe não tenha sido incluído nos Jogos Olímpicos no Rio 2016. A cidade é uma das casas espirituais do esporte, combinando boas ondas, praias espetaculares e corpos dourados.

Entre os destaques estão alguns points tradicionais no Leme e no Arpoador, bem como no extremo oeste do Leblon. Mais distantes de tradicionais áreas turísticas da cidade estão as longas praias da Barra e do Recreio, nas quais as condições do swell são quase sempre garantidas. Ainda mais para o oeste, a Prainha oferece, de longe, os melhores picos de surfe no Rio, tudo com um cenário deslumbrante de floresta tropical intocada.