As vendas começam oficialmente nesta sexta-feira (3), mas tem gente que tirou a sorte grande e já tem nas mãos o álbum de figurinhas dos Jogos Rio 2016. Em duas escolas do Rio de Janeiro, estudantes de 6 a 15 anos provam que não existe idade quando o assunto é colecionar figurinhas e jogar bafo.
Na escola do Sesi, em Nova Iguaçu, alunos do nono ano testaram seus conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em um quiz emocionante, no qual os integrantes da equipe vencedora ganharam primeiro o álbum e pacotes de figurinhas. Os outros alunos não foram deixados de fora e, no final, todos foram premiados.
Álbum dos Jogos Rio 2016 traz histórias dos atletas e curiosidades Olímpicas
Colecionar figurinhas dos Jogos Rio 2016 e bater bafo já virou moda (foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento)
E engana-se quem pensa que é só brincadeira. Para Silvania Castro, diretora da escola, o conteúdo do álbum Rio 2016 não se resume às figurinhas. “Podemos alinhar facilmente as informações que encontramos no álbum com o conteúdo pedagógico, de forma interdisciplinar”, afirma Silvania. Gabriel Miranda, professor de educação física, reforça que o álbum ajuda não só a resgatar a história dos Jogos, mas também a de grandes esportistas do Brasil, criando referências para os alunos.
Craques no bafo, Gabriel Justino, 15, e André Dantas, 14, não veem a hora de correr às bancas para conseguir mais figurinhas. “Na época da Copa, acordava cedo todo domingo para poder comprar novos pacotes”, afirma Daniel, que pretende repetir o processo. Entre os esportes favoritos da dupla estão “futebol, natação e voleibol, com certeza”, conta André.
Gabriel Justino e André Dantas: craques do jogo de bafo (foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento)
No Instituto Francisco Paula de Jesus, no Méier, alunos do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental tiveram um recreio ainda mais feliz com a chegada dos álbuns. “Procuro sempre levar meu conhecimento para dentro da quadra. Minha intenção é inspirar e mostrar diferentes esportes, tanto Olímpicos quanto Paralímpicos”, afirma o professor Rodrigo Soares, que participou de 12 cursos do projeto Transforma (programa de Educação do Comitê Rio 2016) e já apresentou aos alunos esportes como esgrima, golfe, tênis, badminton, futebol de 5 e voleibol sentado.
Um dos mais animados, Hugo Ricco, de 6 anos, tirou a sorte grande. Fã assumido de Vinicius e Tom e espectador fiel da série animada “Vinicius & Tom – Divertidos por Natureza”, comemorou quando tirou, em um dos pacotes, uma figurinha metalizada do mascote Paralímpico. “Agora quero continuar brincando para poder completar tudo”, disse.
Alunos do Instituto Francisco Paula de Jesus entram na onda (foto: Getty Images/Gabriel Nascimento)